O contexto atual de pandemia tem vindo a acelerar ainda mais a digitalização dos serviços online, nomeadamente na área da saúde. Para dar resposta às necessidades dos utentes e dos profissionais, o portal da saúde tem ganhado terreno no digital. Neste artigo, da autoria do ComparaJá.pt, damos-lhe a conhecer os serviços que o portal do SNS disponibiliza e explicamos como efetuar o registo na Área do Cidadão e aceder ao plano individual de cuidados.
O portal da saúde é, nada mais, do que o website do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este portal fornece informações institucionais sobre o SNS, bem como um vasto conjunto de serviços disponibilizado pelas instituições que integram o SNS e restantes entidades do Ministério da Saúde, direcionados a cidadãos e a profissionais, no sentido de responder às suas necessidades, mantendo a população informada sobre o setor da saúde em Portugal.
Através do portal da saúde pode aceder a um conjunto de informações e serviços relacionados com este setor em Portugal, sendo estes:
A Área do Cidadão é um serviço disponibilizado pelo portal da saúde, que integra o Registo de Saúde Eletrónico (RSE), oferecendo um vasto conjunto de serviços, nomeadamente registo, monitorização e informação entre o utente, os profissionais de saúde e as entidades prestadores de cuidados do SNS, mediante autorização do cidadão nesta plataforma.
O portal da saúde fornece-lhe informações sobre os seus dados pessoais e resumo de saúde, dando-lhe acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Acesso (SIGA).
Através desta plataforma pode ainda ter acesso ao plano individual de cuidados, cujo objetivo é apoiar e facilitar a gestão dos percursos e a integração de cuidados, sendo particularmente útil para pessoas com múltiplos problemas de saúde.
Para além disto, a Área do Cidadão permite-lhe aceder a benefícios SNS e serviços online, tais como a marcar consultas para o médico de família, pedir isenção de taxas moderadoras, registar testamento vital, consultar o boletim de vacinas eletrónico e a prescrição eletrónica, entre outros, contribuindo para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.
Primeiro de tudo, é importante salientar que o registo na Área do Cidadão do Portal SNS apenas pode ser feito de duas formas: através da Chave Móvel Digital ou do Cartão de Cidadão, com o respetivo PIN. Note ainda que, caso pretenda fazer a autenticação com o Cartão de Cidadão, tem de ter um leitor de cartões ou um computador que tenha essa funcionalidade.
Para efetuar o registo na Área do Cidadão através da Chave Móvel Digital, deve seguir os passos abaixo:
Se preferir fazer o registo no Portal SNS com o Cartão de Cidadão, deve ter consigo:
Reunidas todas as condições, para efetuar a autenticação, basta aceder à Área do Cidadão do Portal SNS, selecionar a opção “Cartão de Cidadão”, clicar em “Autorizar” e seguir os passos que vão aparecendo no ecrã.
A autenticação, através de Chave Móvel Digital como do Cartão de Cidadão, permite confirmar a sua identidade para aceder, de forma segura, à Área de Cidadão do portal da saúde.
Para facilitar o acesso do utente ao Portal SNS, foi desenvolvida a App MySNS. Esta é a aplicação oficial do Serviço Nacional de Saúde, que funciona como extensão do portal, com o objetivo de permitir que o utente aceda aos serviços digitais de saúde através do seu smartphone.
Através do MySNS pode consultar notícias do SNS, aceder a informação relativa a instituições de saúde (Hospitais, Cuidados de Saúde Primários e Farmácias) e ainda consultar informação relativa ao Centro de Contacto SNS24 (Saúde24).
Para além do acesso a estes serviços, esta app também envia notificações, como por exemplo, alertas de calor, associadas à sua localização.
Devido à crise pandémica que o mundo enfrenta atualmente, o Sistema Nacional de Saúde desenvolveu a app SATAWAY COVID, cujo objetivo é identificar potenciais exposições a pessoas infetadas com COVID-19.
Esta aplicação funciona de forma muito simples: cada utilizador que tenha testado positivo pode inserir o código do seu teste na app. Depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), a aplicação alerta os outros utilizadores que tenham estado próximos do infetado, durante 15 minutos ou mais, sem revelar a sua identidade, bem como os seus contactos.
Quando não existem registos de contactos de proximidade com elevado risco de contágio, a página inicial da app apresenta uma cor verde, alterando-se para amarelo sempre que o utilizador tenha estado próximo de alguém a quem foi diagnosticada COVID-19.
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