A digitalização dos serviços públicos tem vindo a acelerar-se, particularmente no contexto da atual pandemia, sendo os serviços relacionados com a saúde especialmente relevantes neste âmbito. Assim, o portal do utente do Serviço Nacional de Saúde afirma-se como uma excelente solução para facilitar a vida dos cidadãos, evitando perdas de tempo e deslocações desnecessárias aos centros de saúde.
Descubra, neste artigo elaborado pelo ComparaJá.pt, como aceder ao Registo de Saúde Eletrónico (RSE) e confira o nosso passo a passo (com vídeo) para marcar consulta no SNS através da internet.
O Registo de Saúde Eletrónico agrega informações sobre diferentes aspetos da saúde de cada utente, permitindo aceder online a um conjunto alargado de informações clínicas, marcar consultas não urgentes, renovar medicação crónica ou consultar prescrições, bem como obter determinadas declarações e certificados.
Afirmando-se o RSE como uma espécie de processo clínico online, através deste portal do utente é possível consultar o histórico de saúde a partir de 2012 – desde diagnósticos a exames realizados ou medicamentos prescritos – e aceder ao boletim de vacinas, para além de todos os dados registados por profissionais de saúde – quer de entidades de cariz pública quer privada – e pelo próprio cidadão (como alergias ou medicamentos que toma, no sentido de facilitar a posterior consulta dos profissionais de saúde).
Saiba que tem a possibilidade de definir quem pode aceder aos seus dados. Em caso de validação, o sistema irá enviar-lhe uma notificação de cada vez que alguém entrar no seu Registo de Saúde Eletrónico. Em caso de acesso indevido, deve informar imediatamente a instituição à qual esse profissional pertence, assim como os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
De notar que, mesmo que não autorize a consulta dos seus dados, por exemplo, aos profissionais do setor privado, tal não significa que estes não tenham acesso para registo de informação. Independentemente das permissões de consulta, a inserção de dados é sempre possível.
Também através do RSE é dada a possibilidade de se solicitar a prescrição de medicamentos habitualmente tomados, sendo que tal só é aplicável àqueles utentes referenciados como doentes crónicos pelo médico de família.
Complementarmente, nesta plataforma também é possível solicitar a isenção de taxas moderadoras, obter declarações de presença ou ainda cópias do certificado de incapacidade temporária (“baixa médica”).
Por último, e sendo uma das grandes valências deste portal do utente, é possível marcar consulta no SNS a qualquer hora e a partir de qualquer lugar, independentemente de se ter ou não um médico de família atribuído, bastando para tal ter acesso à Internet.
Através do RSE só é permitida a marcação de consultas nos cuidados de saúde primários, onde se incluem as Unidades de Saúde Familiar e as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados. Não são possíveis, portanto, marcações para situações de doenças agudas/urgentes.
Caso pretenda ter acesso aos seus dados individuais de saúde no portal do utente, ou seja, ao seu Registo de Saúde Eletrónico, basta que proceda à autenticação com o Cartão do Cidadão, caso disponha de um leitor de cartões, ou através da Chave Móvel Digital.
Abaixo encontra um vídeo que demonstra como é fácil e rápido tratar de marcar consultas no Serviço Nacional de Saúde através da internet, sendo que são necessários oito passos:
1 – Em primeiro lugar deverá aceder ao portal do utente do SNS, disponível através da seguinte ligação: em www.sns.gov.pt;
2 – Após entrar na plataforma, deverá selecionar “Área do Cidadão”;
3 – Neste momento ser-lhe-á solicitada a autenticação, a qual poderá ser feita ou por via da Chave Móvel Digital ou através do Cartão de Cidadão;
4 – Concluída a autenticação, deverá depois avançar para a opção “Consultas, Receitas e Exames” e, de seguida, clicar em “Marcações”;
5 – Caso a consulta seja para si, selecione em “Marcar Consulta”. Já se o seu objetivo for marcar a consulta para outra pessoa do seu agregado familiar, então nesse caso terá de preencher o nome completo, número de utente e data de nascimento desse familiar;
6 – Segue-se depois o agendamento propriamente dito, sendo que nesta fase terá de indicar qual o tipo de consulta pretendido e escolher entre duas opções:
7 – Concluído o passo do agendamento, ser-lhe-á requerida a confirmação de todo os dados e o preenchimento da verificação de segurança (reproduzir as letras e números de uma imagem). Completado este processo deverá, então, clicar em “Marcar Consulta”, sendo-lhe apresentada a mensagem “O seu pedido foi submetido com sucesso”
8 – Terminado o pedido de marcação, deverá aguardar pela confirmação da consulta, via e-mail ou SMS. Nessa mensagem terá informações sobre o número referente ao seu agendamento, o qual será necessário caso necessite de alterar ou cancelar a consulta, e ainda sobre quem será o médico que fará o atendimento.
A marcação de uma consulta online no SNS é gratuita.
No entanto, caso não esteja isento ou dispensado do pagamento de taxas moderadoras, no dia da consulta terá de pagar o custo associado ao ato médico em questão. A título exemplificativo, caso se trate de uma consulta de medicina geral e familiar, o valor corresponderá a 4,50 euros.
Caso ainda não esteja inscrito no Serviço Nacional de Saúde ou caso os encargos médicos forem suportados por uma seguradora ou outra entidade, nestas situações terá de pagar a totalidade do valor dos cuidados de saúde que lhe sejam prestados.
Não, tal não é possível uma vez que do RSE só são disponibilizados horários a partir do quinto dia útil (inclusive) da data em que está a usar a plataforma para marcar consulta online no SNS.
Sim, é possível marcar consultas online no SNS para outro elemento do agregado familiar. Para tal, no momento da marcação, apenas deverá indicar o nome completo, número de utente e data de nascimento.
Tendo em consideração que não é possível marcar consultas por razões associadas a doenças agudas, ou seja, que não exijam um atendimento imediato, poderá fazer os seguintes tipos de marcações online através do portal do utente:
Particularmente na situação pandémica que vivemos, o portal do utente afirma-se como a melhor opção para o agendamento de atos médicos não urgentes no sistema público. Desta forma é possível, por um lado, poupar tempo com a deslocação a um centro de saúde e, por outro, diminuir contactos de risco, evitando-se a propagação da COVID-19.
Implementado com o intuito de diminuir o tempo de marcação de consultas nos centros de saúde e unidades de saúde familiar, o RSE afirma-se como uma medida de excelência no sentido de facilitar o relacionamento dos utentes com um conjunto alargado de valências do Sistema Nacional de Saúde.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com