[weglot_switcher]

Porto Business School promove novo ‘bootcamp’ de IA para executivos em maio

AI Revolution Bootcamp for Executives realiza-se entre 22 e 24 de maio de 2024 e destina-se a executivos de empresas, equipas de gestão, empreendedores e estudantes de MBA que querem adquirir competências nas mais recentes ferramentas de Inteligência Artificial.
11 Dezembro 2023, 20h47

A Porto Business School vai promover uma nova edição de AI Revolution Bootcamp for Executives, um programa intensivo destinado a dotar executivos com conhecimentos práticos sobre Inteligência Artificial (IA).

O programa é ministrado em português em regime presencial, com opção de frequência à distância em regime síncrono e destina-se a executivos de empresas, equipas de gestão, empreendedores e estudantes de MBA interessados em adquirir competências sobre as mais recentes ferramentas de IA e do seu potencial para impulsionar o crescimento empresarial. Os destinatários incluem CEOs, CIOs, CTOs, CMOs, diretores de departamento, profissionais de marketing, estratégia de negócio e consultores tecnológicos.

Com a duração de três dias, AI Revolution Bootcamp for Executives realiza-se entre 22 e 24 de maio de 2024 e segue-se à edição de lançamento que decorreu entre 22 e 24 de novembro, durante a qual os participantes adquiriram “uma compreensão abrangente dos fundamentos da IA, a sua aplicação prática e o seu impacto nos negócios, nos mercados e nas empresas”.

Segundo a Porto Business School, os participantes tiveram a possibilidade de utilizar “o ecossistema de IA na construção de aplicações personalizadas sem necessidade de programação, bem como integraram a tecnologia nas estratégias e estruturas organizacionais, através de roadmaps viáveis”. Foram ainda abordadas questões legais e éticas desta área, tais como a confidencialidade de dados e a propriedade intelectual. O potencial transformador que esta tecnologia pode ter na educação e na formação foi alvo de análise, tendo também sido explorado o desenvolvimento de estratégias para impulsionar a adoção do ChatGPT e ferramentas semelhantes nas organizações, num contexto de aprendizagem conjunta e contínua.

O primeiro AI Revolution Bootcamp for Executives reuniu cerca de duas dezenas de participantes, com idades compreendidas entre os 25 e os 63 anos. Os formandos eram portadores de backgrounds em Engenharia Civil, Engenharia Industrial, Gestão, Finanças e Contabilidade e alguns exercem funções em organizações como Deloitte, grupo Trofa Saúde, Portgás, e em instituições de outros países, caso da Caixa Económica de Cabo Verde.

“Através desta experiência abrangente e imersiva, os participantes adquiriram os princípios fundamentais e a experiência prática necessários para aplicar a IA em todas as áreas funcionais das respetivas empresas”, salienta João Barros, chief platform officer da Nexar Inc. e codiretor do programa da Porto Business School, acrescentando: “Com este programa, pretendemos guiar as organizações rumo à adoção bem-sucedida das novas ferramentas de AI, desde a estimulação avançada do ChatGPT-4 até à construção segura de aplicações sofisticadas de IA com dados empresariais próprios. Os resultados desta primeira edição são muito positivos e estamos já de olhos postos na próxima edição, em 2024”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.