[weglot_switcher]

Porto de Leixões investe 13,5 milhões de euros em rebocadores de 70 toneladas de força de tração

Estes novos rebocadores vão substituir outros dois com mais de 40 anos e estão em linha com a estratégia de descarbonização que a administração portuária tem vindo a desenvolver nos portos sob sua jurisdição.
6 Agosto 2020, 15h45

O Porto de Leixões lançou um concurso internacional para a aquisição de dois rebocadores de 70 toneladas de força de tração.

De acordo com a nota oficial, divulgada esta quinta-feira, o investimento de 13,5 milhões de euros, vai dotar o Porto de Leixões de equipamentos inovadores, permitindo que a infraestrutura portuária possa servir navios de maior dimensão.

Este investimento surge como necessidade para responder ao aumento da dimensão média dos navios, que cresceram 77% entre 2006 e 2018 e obrigam a uma maior força de tração para a realização em segurança das manobras das embarcações que escalam o Porto de Leixões.

Estes novo rebocadores vão substituir outros dois com mais de 40 anos e vai em linha com a estratégia de descarbonização que a administração portuária tem vindo a desenvolver nos portos sob sua jurisdição. Uma vez que se tratam de rebocadores de nova geração, mais seguros e menos poluentes, estes contribuem para a redução da pegada ambiental da atividade portuária.

“Os investimentos previstos, nomeadamente o prolongamento do quebra-mar e a melhoria das acessibilidades marítimas ao porto, vão permitir que Leixões continue a dar resposta à procura e possa receber, em segurança, navios de maior dimensão, o que exige uma maior força de tração e a consequente renovação dos rebocadores”, salienta Nuno Araújo, presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.