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Porto de Lisboa cresce 2% na carga movimentada até julho de 2025

O Porto de Lisboa encerrou os primeiros sete meses do ano com um crescimento acumulado de 2% na carga total movimentada face ao período homólogo de 2024. Entre janeiro e julho, passaram pelo porto 6,64 milhões de toneladas, contra 6,51 milhões no mesmo período do ano anterior.
8 Setembro 2025, 16h59

O Porto de Lisboa encerrou os primeiros sete meses do ano com um crescimento acumulado de 2% na carga total movimentada face ao período homólogo de 2024. Entre janeiro e julho, passaram pelo porto 6,64 milhões de toneladas, contra 6,51 milhões no mesmo período do ano anterior.

A Administração do Porto diz que “o desempenho deve-se em grande medida à carga geral, que totalizou 3,22 milhões de toneladas, traduzindo-se num crescimento expressivo de 9,27%. Neste segmento, a carga contentorizada ascendeu a mais de três milhões de toneladas, uma subida de quase 8% face a 2024, enquanto a carga fracionada quase duplicou o seu desempenho, atingindo 191 mil toneladas, mais 40,8% face ao período homólogo”.

“Os granéis sólidos, apesar de uma descida de 3,9% no acumulado, mantiveram-se num patamar relevante, registando mais de 2,61 milhões de toneladas movimentadas. Já os granéis líquidos tiveram uma ligeira contração de 4%, somando 811,4 mil toneladas”, revela o Porto.

Em comunicado, o Porto de Lisboa destaca que o mês de julho revelou-se particularmente positivo para a atividade portuária em Lisboa. O total de carga movimentada neste mês ascendeu a mais de um milhão de toneladas, o que representa um crescimento homólogo de 7,35%.

Neste período, a carga geral aumentou 14,5%, ultrapassando as 497,3 mil toneladas, com destaque para a carga fracionada (+62,6%) e contentorizada (+11,9%).

Os granéis líquidos também tiveram uma evolução muito favorável, crescendo 40%, para mais 147,3 mil toneladas.

A administração do Porto de Lisboa liderada por Vítor Caldeirinha, sublinha que “estes resultados confirmam a trajetória de recuperação e consolidação da atividade do Porto de Lisboa em 2025”.

“O crescimento verificado na carga geral, em particular na movimentação da carga contentorizada, evidencia a confiança dos operadores, a eficiência da infraestrutura e a sua importância enquanto plataforma logística estratégica, quer a nível nacional, quer ibérico e europeu”, acrescenta.

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