[weglot_switcher]

Porto de Sines garantiu a estreia de Portugal Continental no abastecimento de GNL a navios

Em 2019, o terminal de GNL de Sines ultrapassou os quatro milhões de toneladas, “o melhor resultado desde a sua entrada em exploração em 2004, representando um crescimento homólogo de 44,5%, face a 2018”.
2 Março 2020, 19h49

O porto de Sines estreou-se, no passado dia 29 de fevereiro, no abastecimento de combustível de bancas a navios, utilizando Gás Natural Liquefeito (GNL), o primeiro efetuado em Portugal Continental.

“A draga “Scheldt River” inaugurou este tipo de operações, demonstrando a capacidade desta infraestrutura portuária em se adaptar às necessidades dos seus clientes”, destaca um comunicado da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

De acordo com esse documento, “a operação realizada, conhecida pela expressão inglesa ‘truck-to-ship’, caracteriza-se pelo abastecimento de GNL ao navio através de camião-cisterna parqueado no cais de acostagem”.

“Neste caso particular, o GNL foi carregado no camião-cisterna na estação de enchimento do terminal de gás natural e fornecido ao navio atracado no terminal ‘multipurpose’ [multiusos], com toda a operação a decorrer na área de jurisdição do porto de Sines”, adianta o referido comunicado.

Os responsáveis da APS sublinham que, “apesar de ser uma operação que não apresenta grandes riscos, todos os procedimentos foram ativados por forma a garantir a total segurança do abastecimento, estando as equipas do porto de Sines treinadas para lidar com este tipo de produto”.

“Procedimentos como este realçam a capacidade e importância do porto de Sines no panorama nacional, ao mesmo tempo que vão ao encontro das orientações comunitárias que visam a descarbonização da economia, utilizando o gás natural como combustível de transição para alternativas ainda mais ecológicas, reduzindo a poluição atmosférica e as emissões de gases com efeito de estufa”.

Este tipo de operação foi realizado pela primeira vez no nosso país em dezembro de 2017, com o abastecimento do navio de cruzeiros AIDA Prima, no porto do Funchal, na Madeira.

O comunicado da APS salienta ainda que em 2019 o terminal de GNL de Sines ultrapassou os quatro milhões de toneladas, “o melhor resultado desde a sua entrada em exploração em 2004, representando um crescimento homólogo de 44,5%, face a 2018”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.