[weglot_switcher]

Porto do Funchal regista um novo máximo em novembro em passageiros

O Porto do Funchal registou um novo máximo, em novembro, no que diz respeito ao movimento de passageiros, com 145.232. “Um número recorde, que ‘pulveriza’ o anterior máximo (108.221 passageiros), registado em dezembro do ano passado”, referiu a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).
14 Dezembro 2024, 10h30

O Porto do Funchal registou um novo máximo, em novembro, no que diz respeito ao movimento de passageiros, com 145.232.

“Um número recorde, que ‘pulveriza’ o anterior máximo (108.221 passageiros), registado em dezembro do ano passado”, referiu a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).

Em novembro, a Região teve 63 escalas de navios de cruzeiros, que inclui o Porto Santo.

“É preciso recuar até novembro de 2012 para encontrar o mesmo registo de escalas. Na altura, a situação geopolítica no Norte de África, motivada pela instabilidade social e política associada aos protestos que ficaram conhecidos como a ‘Primavera Árabe’, esteve na base de um aumento da procura do Porto do Funchal, por parte dos navios de cruzeiro. Mesmo assim, o número de passageiros movimentados foi significativamente inferior em novembro de 2012, quando comparado com o deste ano: 90.327 passageiros”, disse a APRAM.

A APRAM refere que em novembro passaram pelo Porto do Funchal e Porto Santo, 58.685 tripulantes. “Mais do que os 41.685 contabilizados em novembro de 2022, que até agora representava o registo mais elevado. Comparando o período homólogo – novembro de 2023 e novembro deste ano –, verifica-se uma subida em toda a linha: mais 50% no número de escalas de navios e mais 57,68% de passageiros desembarcados”, referiu a administração dos Portos da Madeira.

A APRAM sublinha que em 2023 a Região teve 279 escalas de navios e teve um máximo de passageiros desembarcados de 624 mil.  “Um número que significou um crescimento de 51% em relação ao ano anterior, e que deverá ser ultrapassado este ano, numa altura em que até novembro já passaram pela Madeira 590.969 passageiros e 221.391 tripulantes”, considera a APRAM.

A organização lembrou que em novembro o Porto do Funchal foi galardoado com o prémio de Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade, nos World Cruise Awards, e em 2022 e 2023, a Madeira já venceu o galardão de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa nos chamados ‘Óscares dos Cruzeiros’.

“É muito importante para nós, que estes prémios internacionais que reconhecem a qualidade do nosso Destino e das nossas infraestruturas portuárias, continuem a ser acompanhados por estes resultados económicos que se traduzem numa mais-valia não apenas para nós, Autoridade Portuária, mas essencialmente para todo o nosso tecido empresarial. É para a Região que nós trabalhamos”, disse a presidente do conselho de administração da APRAM, Paulo Cabaço.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.