[weglot_switcher]

Porto Santo com nova Associação para ajudar os empresários da ilha

Durante a próxima semana haverá lugar a uma reunião da Associação com o Vice-Presidente do Governo Regional, Pedro Calado, que já reconheceu a importância desta para a região e para o desenvolvimento e economia local.
15 Maio 2020, 07h40

O Porto Santo passa a ter uma nova associação. Foi formalmente constituída a AICTPS – Associação de Indústria, Comércio e Turismo do Porto Santo.

Esta associação é constituída por pessoas singulares e coletivas, nacionais, regionais ou estrangeiras, que exerçam o comércio e/ou indústria no concelho do Porto Santo, nele tendo domicílio, sede ou estejam representadas por uma agência, delegação, sucursal ou qualquer outra representação.

A ideia é abarcar as mais de 200 empresas do Porto Santo e ainda chegar ao Alojamento Local, sendo um interlocutor dos empresários nas candidaturas a fundos públicos e privados. No fundo, ajudar os empresários actualmente perdidos em burocracias e em falta de um interlocutor credível que os represente junto das instituições locais, regionais, nacionais e internacionais.

A AICTPS terá a sua sede na Avenida Manuel Gregório Pestana Júnior N.º8, 1.º Esquerdo, 9400-171 Porto Santo, mesmo no centro da cidade Vila Baleira.

A Associação é apartidária e alheia a qualquer confissão religiosa.

Conforme decorre dos Estatutos, “terá essencialmente por fim colaborar no progresso económico e social do Porto Santo, promovendo a solidariedade e intercâmbio dos comerciantes e industriais, propiciando as condições mais favoráveis ao adequado desenvolvimento das suas empresas, estimulando e aprovando as iniciativas que os dinamizam” e ” promover a coordenação do comércio, da indústria e dos serviços, bem como a realização de eventos, feiras e outros similares, de forma a garantir uma sadia concorrência e eficiência do aparelho produtivo, favorecendo, a par da estabilização dos preços, a oferta dos produtos e serviços nas melhores condições e preços”.

Além disso, prevê-se que esta associação possa “diligenciar junto dos poderes públicos a adoção das medidas legislativas e administrativas que melhor protejam os justos interesses das atividades representadas e, bem assim, promovam a formação, aperfeiçoamento, reciclagem e reconversão profissional de mão-de-obra a todos os níveis”, “fomentar a criação de condições favoráveis ao investimento, colaborar na realização de estudos, colóquios, exposições, feiras e outros capazes de aperfeiçoar, dinamizar e expandir os sectores representados e celebrar quaisquer protocolos com entidades públicas e privadas necessários aos indicados fins”.

Entre os sócios fundadores constam os nomes de José António Castro, José Miguel Mendonça de Velosa, Hugo Danilo Dias Mendonça, Sílvio David Sousa Freitas, Patrícia Guerreiro da Silva, Aldónio Silva Correia, Gerson José Castro Dias, José Miguel de Vasconcelos Dias, Rúben Dinarte Silva Drumond e Noélia Dias Câmara.

Nesta fase transitória, será constituída uma direção pelos sócios fundadores, em assembleia geral a ter lugar nos oito dias após a realização da escritura de constituição.

Durante a próxima semana haverá lugar a uma reunião da Associação com o Vice-Presidente do Governo Regional, Pedro Calado, que já reconheceu a importância desta para a região e para o desenvolvimento e economia local.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.