Portos da Madeira ponderam descer taxas portuárias

Número de passageiros e cruzeiros no Funchal tem diminuído, em consequência do reposicionamento de navios em mercados emergentes.

A quebra registada, nos últimos três anos, no número de navios cruzeiro e de passageiros pode vir a justificar uma descida das taxas portuárias no porto do Funchal.

Patrícia Bairrada, gestora comercial da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), admitiu, esta quarta-feira, que o número de escalas no porto do Funchal tem caído, em consequência do novo perfil de passageiros e do reposicionamento de navios em mercados emergentes como o asiático.

A gestora comercial avança que estão a ser tomadas medidas para recuperar, entre 5 a 6 anos, as perdas registadas e que isso deve levar a uma agilização ao nível do tarifário como incentivo à procura pela Região.

Não obstante a atual conjuntura, Patrícia Bairrada considera que as perspetivas para os próximos anos são positivas, já que a construção de novos navios deverá reposicionar, em 2022, mais cruzeiros para a Região.

Recomendadas

Madeira estuda possibilidade de implementar taxa para percursos pedestres

Os 1,6 milhões de euros que o Governo Regional vai atribuir ao campo de golfe do Santo da Serra foi criticado pelo JPP e PS. O executivo madeirense diz que vai investir na eficiência hídrica e num sistema de rega mais eficiente numa propriedade que é da Região Autónoma.

20 milhões de euros vão para redução do desperdício de água na Madeira

A verba vai ainda servir para o tratamento de águas residuais, sendo que vão ser recuperados 104 kms de condutas de água e reabilitados 78 reservatórios, anunciou o Governo Regional.

Limpeza de espécies invasoras vai abranger 1000 hectares na Madeira

A faixa corta-fogo será outro projeto contemplado no Orçamento Regional através de uma rede de combate de incêndios com 10 kms. O adiamento dos programas da Orla Costeira da Madeira foram criticados pelo BE. A secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais diz que vai cumprir com o prometido.
Comentários