[weglot_switcher]

Portos da Madeira vão reabrir aos navios de cruzeiro

O Conselho do Governo Regional da Madeira decidiu autorizar a acostagem e fundeadouro de navios de cruzeiro nos portos da região, embora persistam alguns condicionalismos, devido ao controlo da Covid-19.
19 Outubro 2020, 07h35

O Governo Regional da Madeira dediciu reabir os portos do arquipélago aos navios de cruzeiro, passando a ser a primeira região do país a abandonar as restrições em vigor para a entrada e saída deste tipo de navios do segmento turístico em território nacional devido à pandemia de Covid-19.

Desta forma, o Conselho do Governo Regional da Madeira decidiu autorizar a acostagem e fundeadouro de navios de cruzeiro nos portos da região, embora persistam alguns condicionalismos, devido ao controlo da Covid-19, de acordo com a ‘Portos de Portugal’, ‘newsletter’ eletrónica da Associação dos Portos de Portugal.

De acordo com esta informação, a resolução 772/2020, aprovada no Conselho de Governo Regional da Madeira, do passado dia 15 de outubro, e publicada na passada sexta-feira, dia 16 de outubro no JORAM – Jornal Oficial da Região autónoma da Madeira, “determina que os embarques, desembarques e vinda a terra de passageiros e tripulantes serão analisados caso a caso e estarão condicionados ao parecer da Autoridade de Saúde e às condições por esta definida”.

Paula Cabaço, presidente do conselho de administração da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, considera que “estão assim criadas condições para a escala do ‘Seadream I’, prevista para o próximo dia 24 deste mês, um navio pequeno, com 100 passageiros que esteve a operar durante todo o verão.”

“Esta operação passa pelo conhecimento dos protocolos do navio e da autoridade portuária, além do cumprimento dos requisitos exigidos pela IA-Saúde como a exigência de realização de um teste PCR no último porto de escala. Os testes PCR são testes de diagnóstico que pesquisam o vírus SARS-Cov-2, o que em caso positivo significa que havia uma infeção ativa quando a amostra foi obtida”, esclarece a nota da Portos de Portugal.

Paula Cabaço defende que a decisão do conselho de Governo Regional da Madeira, publicada no final da semana passada, “vai permitir à APRAM dar continuidade comercial aos muitos contactos das companhias, feitos nas últimas semanas, para saber do interesse da Madeira em figurar nos seus itinerários”.

“A reabertura dos portos da Madeira aos cruzeiros é um sinal inequívoco de confiança e a reafirmação de que a região continua a apostar neste mercado que antes da pandemia, representava um movimento de quase 600 mil passageiros e mais cerca de 200 mil tripulantes, numa média de 300 escalas anuais”, assegura esta responsável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.