[weglot_switcher]

Portucalense atribui ‘honoris causa’ ao presidente de Cabo Verde

Jorge Carlos de Almeida Fonseca vai ser distinguido esta semana com o título da universidade, depois de a instituição considerar a sua intervenção exemplar aos mais diversos níveis.
14 Junho 2021, 18h15

A Universidade Portucalense atribuiu o título Honoris Causa ao Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, e a cerimónia da atribuição decorrerá nesta quarta-feira, 16 de junho (s 15h00), na Aula Magna da universidade.

“O Doutor Jorge Carlos de Almeida Fonseca é um insigne Estadista, distinto jurista nas áreas de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional, reconhecido professor universitário e relevante Homem da Cultura. No campo político, destaca-se toda a sua longa ação em defesa da independência dos povos”, refere a universidade para explicar a razão do título.

Almeida Fonseca “tem desempenhado importantes cargos políticos em Cabo Verde e em organizações internacionais, sendo naturalmente de destacar o cargo de Presidente da República de Cabo Verde, que ocupa desde 2011”.

O atual Presidente do país é por outro lado autor de uma vasta produção de cariz científico e profissional, “sendo-lhe reconhecida importante atividade como jurisconsulto, advogado e consultor”, tendo também “mantido importante intervenção cívica como cronista” e “exercido vasta atividade docente em universidades e outras instituições, e possui ainda uma reconhecida atividade literária como poeta, ensaísta e escritor”.

Jorge Carlos de Almeida Fonseca tem um extenso reconhecimento internacional dos seus vastos méritos, “de que se destacam a atribuição do Grande Colar da Ordem da Liberdade, pelo Estado Português, em 10 de abril de 2017, e o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, a 23 de novembro de 2017”.

A universidade conclui afirmando que “o Presidente da República de Cabo Verde, possuidor deste notável currículo, é um Amigo de Portugal, e a sua ação tem sido da maior relevância para impulsionar as relações entre Cabo Verde e Portugal”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.