[weglot_switcher]

Portucel concluiu compra da AMS BR Star Paper

A Portucel anunciou hoje a conclusão da compra da AMS BR Star Paper, uma fábrica produtora de papel “tissue” localizada em Vila Velha de Ródão. Em comunicado que se pode ler no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa adianta que, “na sequência do comunicado de 10 de fevereiro de 2015, […]
4 Junho 2015, 18h03

A Portucel anunciou hoje a conclusão da compra da AMS BR Star Paper, uma fábrica produtora de papel “tissue” localizada em Vila Velha de Ródão.

Em comunicado que se pode ler no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa adianta que, “na sequência do comunicado de 10 de fevereiro de 2015, a Portucel S.A. informa que, tendo sido preenchidas as condições necessárias para a conclusão do contrato de compra da AMS BR Star Paper S.A. (AMS), a About Balance S.A., sociedade por si participada a 100%, adquiriu hoje a totalidade das ações representativas do capital social da AMS”.

Recorde-se que a 10 de fevereiro último, a Portucel tinha anunciado um investimento de cerca de 80 milhões de euros na compra e aumento de capacidade de produção da AMS BR Star Paper.

“O investimento global na AMS, incluindo os desembolsos necessários ao aumento de capacidade de produção em curso, ascende a 80 milhões de euros”, disse na altura a Portucel, adiantando que “decidiu diversificar a sua atividade na área do “tissue” [que engloba papel higiénico, rolos de cozinha e guardanapos, por exemplo], tendo como objetivo tornar-se num dos líderes europeus deste negócio”, através da aquisição de capacidade já existente nesta área.

É nesse sentido que se insere a decisão de compra da AMS, decidida “após uma análise extensa de vários ativos disponíveis no mercado”, afirmou em fevereiro a Portucel, acrescentando que a empresa de Vila Velha de Ródão é “o produtor de “tissue”mais eficiente e rentável da Península Ibérica”.

A AMS emprega 146 trabalhadores e tem uma capacidade de produção de 30 mil toneladas de “tissue”, que pretende duplicar a partir de setembro, e de 50 mil toneladas de “converting”.

Em 2014, a empresa obteve vendas de 51,3 milhões de euros e um EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) normalizado de 9,5 milhões de euros.

Registava ainda uma dívida líquida normalizada de 20,63 milhões de euros e capitais próprios contabilísticos de 31,6 milhões, informa também a Portucel.

OJE/Lusa

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.