[weglot_switcher]

Portugal atrai procura recorde de 32 mil milhões de euros em venda de dívida a 15 anos

O ‘guidance’ inicial aponta para uma taxa de 89 pontos base acima dos ‘midswaps’, o que indica que Portugal deverá pagar uma yield abaixo de 1%, segundo a “Bloomberg”. Procura já bateu recorde estabelecido numa venda em abril e a emissão deverá superar os quatro mil milhões de euros.
1 Julho 2020, 10h24

O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – atraiu procura recorde de 32 mil milhões de euros na na venda sindicada de uma nova linha Obrigações do Tesouro (OT) com maturidade de 15 anos, noticiou a agência “Bloomberg”, adiantando que Portugal deverá pagar uma taxa de 89 pontos base acima da curva de midswaps.

Num artigo em que salienta que Portugal está a “contrariar a calma de verão no mercado” ao atrair procura que já está doi mil milhões de euros acima do anterior recorde estabelecido numa venda sindicada em abril.

A agência explicou que segundo as estimativas do banco de investimento  Mizuho, Portugal irá tentar vender pelo menos quatro mil milhões de euros em OT, mas adianta que o valor poderá ser bastante mais elevado.

O guidance inicial em relação à taxa de juro aponta para perto dos 89 pontos base acima dos midswaps, o que indica que Portugal deverá pagar uma yield abaixo de 1%, adiantou, citando pessoas com conhecimento da operação.

“O valor que eles [Portugal] vão ter de emitir este ano para assegurar as necessidades de financiamente sugerem que irão vender de forma bastante superior à típica na venda sindicada”, disse Henry Occleston, estrategista do Mizuho, adiantando que Portugal terá provavelmente de fazer mais emissões sindicadas depois do período mais calmo do verão.

A 19 de junho, o IGCP informou que, na sequência da apresentação do Orçamento Suplementar por parte do Governo, quase duplicou as necessidades de financiamento para 2020. No documento com os novos valores do programa para o terceiro trimestre, o IGCP detalhou que o valor subiu para 20,3 mil milhões de euros este ano, um valor superior aos 10,7 mil milhões de euros projetados anteriormente.

[Atualizada às 10h32]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.