Portugal leva 20 startups à Web Summit Vancouver. De 27 a 30 de maio, a cidade de Vancouver, no Canadá, acolhe a sua primeira edição da Web Summit, a maior conferência de tecnologia e empreendedorismo do mundo.
Portugal marca assim presença com uma delegação de 20 startups selecionadas pelo programa Business Abroad da Startup Portugal, pela Unicorn Factory Lisboa ou registadas de forma independente, que se destacam pelas suas propostas inovadoras nos domínios da inteligência artificial (IA), sustentabilidade, healthtech e fintech.
Inteligência artificial, fintech, sustentabilidade e tecnologia aplicada à saúde são áreas em destaque na delegação que representa Portugal numa das maiores conferências de tecnologia da América do Norte.
A delegação participará também num evento organizado pela União Europeia com investidores norte-americanos e canadianos.
Entre as 20 startups estão a GoParity; a BridgeIn; a Bandora; a Blueprint; a Ativo Labs; entre outras.
Paralelamente à participação na Web Summit Vancouver, a delegação portuguesa marcará presença no evento EU Startup Ecosystem in Canada – Networking Event, que terá lugar a 29 de maio.
A iniciativa, organizada pela Delegação da União Europeia no Canadá e pela EU Chamber of Commerce in Canada – West, reunirá delegações internacionais de vários países europeus, Portugal, Países Baixos, Itália, Polónia e França, e contará com apresentações (pitch) por parte das startups de cada país, segundo a Startup Portugal que participará no evento. O objetivo é criar oportunidades de networking entre startups europeias e investidores de capital de risco (VCs) e business angels do Canadá e da América do Norte.
“O programa Business Abroad é estratégico para a Startup Portugal e já apoiou mais de 320 startups portuguesas nos seus esforços de internacionalização. Startups como a Bhout, ou a GoParity, evidenciam resultados concretos deste trabalho que feito. O facto de a Web Summit realizar-se em Vancouver, no contexto geopolítico atual, assume especial relevância e permite-nos ver o Canadá como uma porta de entrada para a América do Norte”, salienta António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.
“A presença de Portugal na Web Summit Vancouver vem reforçar a internacionalização e as oportunidades de negócio das nossas startups. O Canadá é um mercado de inovação relevante, e esta participação permite-nos criar pontes entre os dois países e, desta forma, promover Portugal e atrair startups internacionais”, destaca Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.
“Os eventos Web Summit ajudam a criar pontes entre os ecossistemas tecnológicos de todo o mundo, da Europa ao Médio Oriente, América do Sul e agora América do Norte. A Startup Portugal tem marcado presença de forma consistente, aproveitando estas redes globais para abrir portas às suas startups. Estamos entusiasmados por receber algumas das startups mais promissoras de Portugal na Web Summit Vancouver, onde terão acesso aos mercados tecnológicos da América do Norte, da Ásia e do resto do mundo para procurar investimento e apresentar o seu trabalho”, refere Ricardo Lima, Head of Startups and Investors da Web Summit.
Desde o seu lançamento, o programa Business Abroad já apoiou a presença de mais de 320 startups portuguesas em eventos internacionais e nos principais mercados de destino para a inovação nacional.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com