[weglot_switcher]

Portugal com cultura e ciência. Manuel Heitor dá pontapé de saída a Ciência Viva no Verão 2020

Iniciativa inclui mais de 200 acções, em 500 datas, por todo o país, organizadas por Centros Ciência Viva, associações científicas, autarquias e empresas. Arranca esta segunda-feira, 13 de julho em Vila Nova de Foz Côa.
13 Julho 2020, 08h00

Conheça Portugal com cultura e ciência, na companhia de especialistas: são mais de 200 acções, em 500 datas, por todo o país, organizadas por Centros Ciência Viva, associações científicas, autarquias e empresas – esta é a proposta dos Circuitos Ciência Viva para estas férias de verão. A dinamização dos Circuitos é feita este ano em articulação com o projeto Ciência Viva no Verão 2020.

A iniciativa é lançada esta segunda-feira, 13 de julho com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no Miradouro de São Gabriel, em Vila Nova de Foz Côa. Manuel Heitor faz-se acompanhar de Rosalía Vargas, presidente da Ciência Viva, e Bruno Navarro, presidente do conselho diretivo da Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa.

Os Circuitos Ciência Viva incluem vários roteiros pelo País e integram uma vasta rede de especialistas, associações científicas, autarquias e empresas para o desenvolvimento das atividades e atividades que vão desde visitas nocturnas de exploração dos Jardins do Bom Jesus, em Braga, até passeios de moliceiro à descoberta dos tesouros naturais da Ria de Aveiro, passando pela visita a  uma das maiores jazidas com pegadas de dinossáurios jurássicos da Península Ibérica, em Vale de Meios, percursos no Aqueduto das Águas Livres, passeios de caiaque à descoberta da Ria Formosa e descidas à Mina de Sal-Gema Campina de Cima, em Loulé.

O Guia dos Circuitos Ciência Viva passa agora a integrar o Museu do Côa nos percursos que compõem os circuitos do Vale do Côa, região onde se insere o Parque Arqueológico das Gravuras Rupestres do Côa, classificada pela UNESCO como património da Humanidade.

O arranque da iniciativa esta segunda-feira inclui uma visita à Queijaria Domingues, em Castelo Melhor, com uma prova de queijos de fabrico artesanal, seguida de visita ao forno comunitário, onde terão a oportunidade de observar o processo de fabrico do pão, por habitantes da terra.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.