[weglot_switcher]

Portugal concede terceira moratória a Cabo Verde para o pagamento da dívida

O anúncio foi feito esta pelo Governo que aprovou uma nova suspensão do pagamento do serviço da dívida por parte da República de Cabo Verde, relativa aos empréstimos diretos concedidos.
  • ‘@ Governo de Cabo Verde
22 Setembro 2021, 16h11

O Governo decidiu prorrogar a moratória sobre empréstimos diretos a Cabo Verde até final do ano.

De acordo com a nota divulgada, esta quarta-feira, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério das Finanças, o Governo aprovou assim uma nova suspensão do pagamento do serviço da dívida por parte da República de Cabo Verde, relativa aos empréstimos diretos concedidos.

Esta torna-se assim na terceira moratória concedida pelo Executivo de António Costa “em resposta ao apelo lançado pelo Clube de Paris e pelo G20, a todos os credores bilaterais oficiais e privados, para uma mobilização mundial no apoio aos países parceiros menos desenvolvidos, através da iniciativa de suspensão do serviço de dívida”.

“Integra-se no conjunto de esforços que Portugal tem envidado para apoiar os seus países parceiros na mitigação dos impactos económicos, sociais e sanitários provocados pela pandemia de Covid-19, entre os quais se incluem também a partilha de vacinas, medicamentos e equipamentos médicos”, acrescenta.

Assim, o governo cabo-verdiano tem até 31 de dezembro de 2021 para efetuar o pagamento de capital e juros. Esta medida, explica a nota,  vai determinar uma negociação nos contratos de empréstimo e o estabelecimento de novo plano de pagamento da dívida objeto da moratória

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.