O Governo decidiu prorrogar a moratória sobre empréstimos diretos a Cabo Verde até final do ano.
De acordo com a nota divulgada, esta quarta-feira, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério das Finanças, o Governo aprovou assim uma nova suspensão do pagamento do serviço da dívida por parte da República de Cabo Verde, relativa aos empréstimos diretos concedidos.
Esta torna-se assim na terceira moratória concedida pelo Executivo de António Costa “em resposta ao apelo lançado pelo Clube de Paris e pelo G20, a todos os credores bilaterais oficiais e privados, para uma mobilização mundial no apoio aos países parceiros menos desenvolvidos, através da iniciativa de suspensão do serviço de dívida”.
“Integra-se no conjunto de esforços que Portugal tem envidado para apoiar os seus países parceiros na mitigação dos impactos económicos, sociais e sanitários provocados pela pandemia de Covid-19, entre os quais se incluem também a partilha de vacinas, medicamentos e equipamentos médicos”, acrescenta.
Assim, o governo cabo-verdiano tem até 31 de dezembro de 2021 para efetuar o pagamento de capital e juros. Esta medida, explica a nota, vai determinar uma negociação nos contratos de empréstimo e o estabelecimento de novo plano de pagamento da dívida objeto da moratória
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com