[weglot_switcher]

Portugal doou mais de quatro milhões de vacinas e só metade chegou ao destino (com áudio)

Portugal oferece vacinas aos países africanos de língua portuguesa, os PALOP, e a Timor Leste no âmbito do compromisso que assumiu em fevereiro e ainda através da Covax.
3 Dezembro 2021, 08h35

Portugal já doou um total de 4,4 milhões de vacinas contra a Covid-19 mas apenas metade das doses disponibilizadas chegaram aos países de destino, segundo dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Infarmed consultados pelo “Público”. Portugal planeia oferecer um total de seis milhões de doses a países carenciados até ao início de 2022.

De acordo com a publicação, Portugal oferece vacinas aos países africanos de língua portuguesa, os PALOP, e a Timor Leste no âmbito do compromisso que assumiu em fevereiro e ainda através da Covax, iniciativa da Organização Mundial da Saúde com as organizações Aliança Global para as Vacinas e a Coligação para as Inovações de Prontidão Pandémica.

Sabe-se que as vacinas enviadas para os PALOP e Timor Leste são todas da AstraZeneca e que as doações à Covax incluem outras marcas como Janssen, Pfizer e Moderna.

Se Portugal envia as vacinas diretamente para os países africanos de língua portuguesa e para Timor Leste, o mesmo não acontece com a Covax. Segundo o “Público”, Portugal só disponibiliza as vacinas ao programa e depois a Covax é que decide os países beneficiários das remessas de vacinas, apenas com Portugal a recomendar regiões mundiais que gostaria de ajudar no combate ao vírus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.