[weglot_switcher]

Portugal e Banco Europeu de Investimento estabelecem parceria para “acelerar investimentos” no hidrogénio verde

“Acreditamos que o hidrogénio será essencial na promoção de uma recuperação económica verde, no contexto da pandemia de Covid-19, pois permitirá reduzir as emissões que mais danos ambientais causam”, disse hoje Ricardo Mourinho Félix.
  • Cristina Bernardo
7 Abril 2021, 13h33

O Governo português e o Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram hoje um memorando de entendimento para o sector do hidrogénio verde.

Este documento “estabelece a disponibilidade do BEI para prestar apoio financeiro a projetos privados elegíveis, assistência técnica e consultoria a projetos de investimento neste setor. O conhecimento do BEI sobre estruturas de cofinanciamento permitirá e estimulará investimentos de outras fontes”, segundo o comunicado divulgado esta quarta-feira, 7 de abril, pelo ministério do Ambiente.

O vice-presidente do BEI disse que este acordo tem por objetivo “acelerar os investimentos no setor do hidrogénio em Portugal” e será importante no pós-pandemia.

“Acreditamos convictamente que o hidrogénio verde tem o potencial de desempenhar um importante papel para que se atinja o objetivo da neutralidade carbónica na União Europeia, até 2050. De igual modo, acreditamos que será essencial na promoção de uma recuperação económica verde, no contexto da pandemia de Covid-19, pois permitirá reduzir as emissões que mais danos ambientais causam. Enquanto Banco Europeu do Clima, seremos instrumentais na mobilização e no encorajamento do investimento privado, tornando a Europa mais verde e mais inovadora”, disse Ricardo Mourinho Félix, antigo secretário de Estado.

Por sua vez, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que o “hidrogénio renovável desempenhará um papel crucial na descarbonização de setores nos quais outras alternativas sejam inadequadas ou demasiados caras para a descarbonização. Portugal pretende produzir hidrogénio verde a preços competitivos e desempenhar um papel de relevo na emergente economia do hidrogénio”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.