[weglot_switcher]

Portugal e Noruega assinam memorando de entendimento para energia eólica offshore

O memorando de entendimento está focado no reforço e desenvolvimento da cadeia de abastecimento em energia eólica offshore flutuante.
Fabian Bimmer/Reuters
26 Setembro 2023, 12h02

O Fórum Oceano e a Norwegian Offshore Wind, entidade que conta com 400 empresas na sua rede, assinaram um memorando de entendimento focado no reforço e desenvolvimento da cadeia de abastecimento em energia eólica offshore flutuante.

Para o gestor da Norwegian Offshore Wind, Arvid Nesse, esta parceria entre Portugal e Noruega permitirá criar “grandes oportunidades para a indústria”.

Com este memorando de entendimento pretende-se também lançar as bases para novos contratos entre empresas dos dois países.

“A energia eólica offshore flutuante é um abundante recurso energético renovável em Portugal, com elevado potencial de rentabilização já na presente década, e também com impacto regenerativo para os ecossistemas marinhos”, disse o secretário-geral do Fórum Oceano, Ruben Eiras.

Já o presidente do Fórum Oceano, António Nogueira Leite, sublinhou que esta parceria com empresas norueguesas “é o caminho a seguir” para acelerar a indústria oceânica em Portugal, ao permitir “estabelecer bases comerciais sólidas para uma cadeia de valor industrial resiliente”, entre os dois países oceânicos.

“De facto, a energia eólica offshore flutuante eficiente não só substituirá as importações de combustíveis fósseis para Portugal e para a UE, aumentando a sua segurança energética sustentável, mas também irá gerar uma indústria competitiva impulsionada pela exportação de tecnologia tanto para a Noruega como para Portugal”, acrescentou António Nogueira Leite.

É salientado ainda o objetivo do executivo português de ter 10 GW de energia eólica offshore instalada até 2030, a ser alocada através de leilões a partir do quarto trimestre de 2023.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.