Portugal é o sétimo país europeu considerado mais atrativo para o investimento no segmento de hotelaria. A informação é divulgada pelo estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, da consultora imobiliária CBRE esta sexta-feira, 3 de maio.
Este ranking é liderado por Espanha, onde o investimento no sector hoteleiro do país atingiu em 2023 um volume total de transações de 4,1 mil milhões de euros, valor que representou 36% do total comercial volume imobiliário no país e 28% do investimento hoteleiro total na Europa no ano passado.
No caso de Portugal, o segmento de hotelaria representou 40% (605 milhões de euros), do volume total investido em imobiliário comercial no ano passado, tendo a cidade de Lisboa ganho 20 novos hotéis e para 2024, já estão previstos outras 20 unidades. Já a cidade do Porto inaugurou mais de dez novos hotéis em 2023 e para 2024 estão já previstos outros 15.
No top-10 aparece no segundo lugar o Reino Unido, seguido pela Itália (3º), França (4º), Grécia (5º), Países Baixos (6º), Irlanda (8º), Alemanha (9º) com o décimo posto a ser ocupado pela Suécia.
Segundo o estudo da CBRE, cerca de 90% dos investidores pretendem manter ou aumentar o volume investido no sector turístico no próximo ano. Por outro lado, o possível ajuste de preços é também um fator importante para alguns investidores, sendo que 28% dos inquiridos consideram-no como a principal razão para aumentar o investimento em ativos hoteleiros.
Duarte Morais Santos, Hotels Director na CBRE, refere que “a crescente confiança dos investidores e a forte procura por hotéis em destinos chave são sinais claros de que o setor está resiliente e pronto para enfrentar os desafios futuros”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com