Portugal entre os seis países da União Europeia que mais gastam a almoçar ou jantar fora

Os hábitos variam de país para país mas, regra geral, a percentagem de pessoas que gosta de sair para almoçar ou jantar tem vindo a aumentar, em especial nos países do mediterrâneo. Segundo os dados do Eurostat, em Portugal, 9,3% das despesas das famílias destina-se a refeições fora de casa.

As refeições

A gastronomia dos países que compõem a União Europeia é reconhecidamente rica, sendo parte importante no momento da escolha dos turistas sobre que país visitar. Os hábitos variam de país para país mas, regra geral, a percentagem de pessoas que gosta de sair de casas para almoçar ou jantar tem vindo a aumentar, em especial nos países do mediterrâneo.

Segundo os dados do Eurostat, em Portugal, 9,3% das despesas das famílias destina-se a refeições fora de casa [cantinas, restaurantes, cafés, entre outros].

Em 2018, de acordo com o organismo de estatística europeu, os gastos das famílias da União Europeia a “comer fora” chegaram aos 600 mil milhões de euros, o que equivale a 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) da comunidade única.

Os agregados familiares da República da Irlanda são aqueles que mais gastam (14,4%), seguido de Espanha (13%) e Malta (12,6%). Portugal surge na sexta posição dos países que mais gastam, com 9,2%.

O país que menos gasta é a Roménia (1,9%), seguido da Polónia (3%) e da Lituânia (3,4%).

 

Ler mais
Recomendadas

Mais de 29 mil sobre-endividados pediram ajuda à Deco em 2019

Mais de 29.000 sobre-endividados voltaram a pedir ajuda à Deco em 2019, tal como em 2018, sendo a principal causa de endividamento a deterioração das condições laborais, em vez do desemprego, segundo dados da associação.

Em Portugal a água da torneira está bem e recomenda-se

É certo que, algumas vezes, a água sai turva ou branca da torneira. Provavelmente, deve existir ar dissolvido na água, devido às oscilações de pressão nas tubagens e nos reservatórios. É um fenómeno pontual e não afeta a qualidade.

Não sabe quais as comissões que paga? Bancos passam a enviar relatório anual em janeiro

O extrato de comissões é um documento enviado pelo banco, em janeiro de cada ano, contendo “informação sobre todas as comissões cobradas no ano anterior pelos serviços associados à sua conta”, segundo o Banco de Portugal.
Comentários