[weglot_switcher]

Portugal envia para a Ucrânia 100 mil euros em medicamentos e material médico

Através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, foi ainda doado material de alojamento temporário de emergência. Além disso, Portugal disponibilizou também 603 camas em unidades hospitalares do SNS para doentes emergentes.
Civis na estação central de comboios em Kiev.
3 Março 2022, 18h53

Na sequência dos apelos de reforço de ajuda humanitária à Ucrânia, Portugal anunciou esta quinta-feira que enviou hoje medicamentos e material médico, no valor de cerca de 100 mil euros.

Esta remessa, explica o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado, foi enviada por transporte terrestre para um armazém na Polónia junto à fronteira com a Ucrânia, inclui 204 mil unidades de medicamentos de uso hospitalar e de ambulatório, entre os quais antibióticos, medicamentos para a dor, soros para hidratação, bem como 416 mil seringas e agulhas, entre outros produtos.

Esta é a primeira de várias doações que estão a ser preparadas, com o apoio e a colaboração das associações da área do medicamento e dos dispositivos médicos em conformidade com listagens de necessidades de bens e serviços expressos pela Comissão Europeia e pelas autoridades nacionais dos Estados-membros. Além das doações que integram esta remessa, estão ainda em preparação envios adicionais de produtos provenientes de laboratórios farmacêuticos nacionais.

Através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, foi ainda doado material de alojamento temporário de emergência, nomeadamente mil cobertores, mil fronhas e 850 lençóis; cinco mil 000 rações alimentares; 500 kits de cozinha e 3.600 utensílios de cozinha inox; 4.050 utensílios para alimentação descartáveis; 500 esteiras; e 500 kits de higiene.

Portugal disponibilizou também 603 camas em unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para doentes emergentes, cujo tratamento já não possa ser garantido nos hospitais da Ucrânia, das quais 495 camas de enfermaria e 108 camas em unidades de cuidados intensivos (adultos, pediátricas, neonatais e queimados).

O número de camas poderá ser alargado, consoante as necessidades e a capacidade disponível, sendo de destacar a rápida resposta solidária das unidades hospitalares às solicitações provocadas pela situação emergente verificada nos últimos dias.

O Ministério da Saúde solicitou também a colaboração do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que tem em prontidão o seu módulo de emergência médica e profissionais – PT EMT, caso venha a ser acionado através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Serão disponibilizados, num envio posterior, componentes sanguíneos e medicamentos derivados do plasma proveniente de dadores de sangue, concretamente: 500 unidades de plasma fresco congelado de quarentena, 2.000 unidades de plasma tratado por solvente detergente do grupo A e 10.000 unidades de albumina humana para politraumatizados e queimados.

As doações de medicamentos e dispositivos médicos devem ser coordenadas por entidades oficiais, não só para responder às necessidades elencadas pelo país recetor, mas também para garantir o acondicionamento adequado, sem pôr em causa a qualidade e a segurança dos artigos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.