Portugal está a meio da tabela do custo mensal de ter carro. Elétricos nunca foram tão baratos na Europa

O ‘ranking’ anual LeasePlan coloca Portugal em 10º lugar na despesa mensal de propriedade de um veículo, com um valor de 651 euros para carros a gasolina, 672 euros gasóleo e 686 euros elétricos nos segmentos utilitário e pequeno utilitário.

Portugal encontra-se na 10º posição no ranking que calcula a despesa mensal de ter um veículo, com um valor de 651 euros para carros a gasolina, 672 euros gasóleo e 686 euros elétricos nos segmentos utilitário e pequeno utilitário, segundo o ranking anual da LeasePlan que inclui o preço combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção em 18 países europeus.

O custo de ter carro na Europa varia entre os 491 euros por mês na Hungria e os 926 euros na Suíça, de acordo com o “Car Cost Index 2020”, elaborado pelo grupo holandês de leasing e divulgado esta quinta-feira. Em Portugal, no segmento médio familiar (o mais popular) é hoje mais barato ter um elétrico do que um carro a gasóleo ou gasolina, com uma diferença de 100 euros mensais.

A análise da empresa conclui que os veículos elétricos do segmento médio familiar têm agora valores mais competitivos na maioria dos países inquiridos (ver tabela abaixo). É o caso de Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido – além de Portugal, que também está na lista.

“A boa notícia é que os custos dos veículos elétricos estão a baixar e estamos a assistir ao desenvolvimento de um forte mercado de veículos elétricos em segunda mão para os VE de qualidade usados. A má notícia é que os governos não estão a fornecer as infraestruturas de carregamento necessárias para satisfazer a procura do mercado. Os decisores políticos nacionais e locais precisam de acelerar agora e investir numa infraestrutura de tarifação universal, acessível e sustentável para permitir que todos façam a mudança para veículos elétricos”, afirma Tex Gunning, CEO da LeasePlan.

O ranking calcula os custos em média durante os primeiros quatro anos de propriedade e pressupõem 30 mil km de condução por ano. Para efeitos do índice, o “custo competitivo” é definido como: veículos elétricos que não chegam a ser 5% mais caros do que os seus equivalentes com motor de combustão interna.

PaísesGasolinaDieselElétrico
Grécia547 euros534 euros594 euros
Hungria537 euros338 euros642 euros
Suécia642 euros655 euros646 euros
França598 euros633 euros654 euros
Portugal651 euros672 euros686 euros
Irlanda640 euros613 euros695 euros
Áustria645 euros672 euros718 euros
Países Baixos711 euros806 euros721 euros
Espanha603 euros609 euros730 euros
Alemanha704 euros720 euros730 euros
Itália807 euros663 euros742 euros
Reino Unido727 euros731 euros744 euros
Noruega851 euros913 euros750 euros
Bélgica686 euros709 euros797 euros
Dinamarca765 euros716 euros797 euros
República Checa541 euros570 euros793 euros
Finlândia767 euros794 euros944 euros
Suíça960 euros925 euros949 euros

Fonte: Car Cost Index 2020

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