A União Europeia tem mostrado uma tendência positiva no mercado de trabalho, tendo a taxa de desemprego na Zona Euro desacelerado em junho, situando-se nos 6,4% segundo o Eurostat.
De acordo com o pontos Beveridge, que fazem parte da Curva de Beveridge, que representa a relação entre a taxa de empregos vagos e a taxa de desemprego, mostra que Portugal se encontra abaixo dos 3%, o valor aceitável de William Beveridge para a taxa de desemprego conjuntural, mais concretamente com uma taxa desemprego de 7% e uma taxa de empregos vagos de 1,3%.
Já os nosso vizinhos têm uma taxa de desemprego de 13% e uma taxa de emprego vago de 0,9%, um número baixo para a elevada taxa de desemprego registada no país. A França situa-se em cima da linha dos 3%, apresentando uma taxa de desemprego de 7% e uma taxa de emprego vago de 2,4%.
Taxa de desemprego em Espanha cai para 11,6% no segundo trimestre
Os países que se apresentam mais longe da linha são a Alemanha que tem uma taxa de de desemprego de 3% e uma taxa de emprego vago de 4,1%, seguindo-se os Países Baixos, com uma taxa de desemprego de 4% e uma taxa de emprego vago de 4,7%. A Áustria e a Bélgica apresentam os mesmos valores de 6% na taxa de desemprego e 4,7% na taxa de emprego vago.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com