Portugal foi o país da Europa que mais reduziu a dívida pública no segundo trimestre

Rácio de 121,2% do PIB mantém Portugal como o terceiro país com a dívida pública mais elevada da Europa, depois da Grécia e da Itália.

Flickr/LSE in Pictures

Portugal reduziu o rácio de dívida pública para 121,2% do PIB no segundo trimestre deste ano, o que representa a maior descida da Europa em comparação com o primeiro trimestre, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

O organismo de estatística europeu calcula que Portugal tenha obtido uma redução de 2,5 pontos percentuais neste indicador, entre o primeiro e segundo trimestre, o desempenho mais elevado nos 28 países da União Europeia.

Apesar da redução, Portugal manteve-se como o terceiro país da Europa com o maior rácio de dívida pública, a seguir à Grécia (180,2%) e a Itália (138%). Os mais baixos foram registados na Estónia (9,3%), no Luxemburgo (20,3%) e na Bulgária (20,4%).

Em termos agregados, a dívida pública na Zona Euro ficou em 86,4% – uma redução ligeira face aos 86,5% do trimestre anterior. Na UE28, o rácio desceu de 81,1% para 80,5%.

Recomendadas

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve, estima OCDE

A OCDE calcula que o emprego poderá cair, em média, entre 4,09% e 4,98% em 2020 nos países que fazem parte da organização, devido à pandemia, sendo que o impacto desta crise difere de país para país e até de região para região.

Crise no mercado de retalho deve ser pior do que crise de 2009

Quando a recuperação económica chegar, a publicação estima que esta seja lenta, uma vez que a maioria dos mercados afetados pela crise de 2008/2009 demorou perto de um ano até que as vendas retomassem a níveis pré-crise.

Orçamento Suplementar ou Retificativo: CFP questiona “porque não alterar nome das leis de revisão orçamental”

O Conselho de Finanças Públicas realça que os termos Orçamento Suplementar ou Retificativo são utilizados pelo Governo, pelo Parlamento e pela opinião pública. Quer ainda seja prevista a obrigatoriedade de apresentação de um relatório e elementos informativos aquando da entrega de propostas de revisão orçamental.
Comentários