[weglot_switcher]

Portugal foi o sétimo país da União Europeia com a maior contração do PIB

Na comparação homóloga, a economia portuguesa contraiu 2,3% no primeiro trimestre, o mesmo que a alemã e em linha com a média da zona euro, mas abaixo da média da União Europeia.
9 Junho 2020, 10h27

Portugal foi o sétimo país com a maior queda do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre entre os países da União Europeia, na comparação homóloga, segundo os dados divulgados pelo Eurostat nesta terça-feira. A contração da economia portuguesa foi de 2,3%, que compara com o tombo de 2,6% na média da União Europeia e de -2,3% na zona euro.

Em termos homólogos, o país com a maior contração foi Itália (-5,4%), seguida por França (-5%) e por Espanha (-4,1%). Em contra-ciclo com os países do Sul e com taxas de crescimento positivo estiveram a Irlanda (4,5%), a Roménia (2,7%), seguidas pela Bulgária e Lituânia (ambas com 2,4%). Já a Alemanha, o motor da economia europeia, encolheu 2,3%.

Relativamente à comparação em cadeia, a economia portuguesa teve uma queda de 3,8%, acima da média da zona euro (-3,6%) e da média da União Europeia (-3,2%). Itália e França recuaram 5,3% e Espanha 5,2%. Por outro lado, a Irlanda cresceu 1,2%, a Roménia 0,3% e a Suécia 0,,1%. Já a economia alemã contraiu 2,2%.

Segundo o relatório do organismo de estatística da União Europeia, face ao trimestre anterior, as despesas de consumo das famílias diminuíram 4,7% na zona euro e 4,3% na UE, enquanto o investimento diminuiu 4,3% na zona euro e 3,9% nos 27 países. Já as exportações caíram 4,3% na média dos 19 e 3,5% na UE, que compara com a diminuição de 3,6% das importações na zona euro e 3,2% na UE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.