[weglot_switcher]

Portugal Fresh leva a maior representação de empresas portuguesas à Fruit Attraction

A ‘Fruit Attraction’ vai decorrer entre hoje e o próximo dia 24 de outubro. Através da Portugal Fresh, o nosso país faz-se representar por 29 países, oito parceiros e nove associações.
22 Outubro 2019, 07h34

A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, vai levar a maior presentação de sempre de empresas portuguesas destes setores à ‘Fruit Attaction 2019’, que hoje se inicia em Madrid mostra em Madrid.

Segundo um comunicado da associação, está garantida a presença de 46 empresas e organizações de produtores à ‘Fruit Attraction 2019’, uma das maiores feiras do setor em toda a Europa, que encerra na próxima quarta-feira, dia 24 de outubro.

“A comitiva portuguesa na ‘Fruit Attraction’ não tem parado de crescer desde que, em 2011, a Portugal Fresh marcou presença pela primeira vez no certame, com cerca de 20 empresas e organizações. A área ocupada também cresceu de 275 para perto de 600 metros quadrados, atingindo em 2019 o maior número de sempre”, destaca um comunicado da associação.

Os responsáveis da Portugal Fresh assinalam que Espanha representa já 30% das exportações nacionais de frutas, legumes e flores, tendo Portugal conseguido, nos últimos anos, “diversificar a oferta, levando mais cor, sabores e aromas aos mercados internacionais”.

Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh, sublinha que “a diversidade da oferta portuguesa aumentou consideravelmente e os pioneiros da promoção internacional – empresas do setor das peras e maçãs – estão hoje muito bem acompanhados por pequenos frutos, laranjas, tomates, kiwis, uvas, abóboras, couve portuguesa, cenouras, batatas e tantos outros que garantem uma mistura de aromas, sabores e cores únicas”.

De acordo com esta organização, a presença na ‘Fruit Attaction’ insere-se “numa vasta estratégia de promoção externa que tem como objetivo atingir os 2.000 milhões de euros de exportações do setor em 2020.

Os responsáveis da Portugal Fresh recordam que, em 2018, as vendas de produtos deste setor para os mercados externos atingiram os 1.500 milhões de euros.

Hoje, ao final da manhã, Francisco Ribeiro de Menezes, embaixador de Portugal em Madrid, vai ser acompanhado pela direção da Portugal Fresh, numa visita ao recinto da ‘Fruit Attraction’, seguindo-se um almoço com degustação de produtos portugueses de autoria do ‘chef’ Pedro Gaspar.

Conheça as empresas e entidades portuguesas que vão estar na ‘Fruit Attraction 2019’

As 29 empresas portuguesas que vão estar presentes a partir de hoje na ‘Fruit Attraction 2019’, em Madrid: Alda Lopes, Alitec, Beirabaga, BVLH, Central Frutas do Painho, Coopval, Ecofrutas, Extrafrutas, Frupor, Frusoal, Frutalvor, Hortapronta, Kiwicoop, Parafrutas, Pedaços da Natureza, Quinta do Pizão, Vale da Rosa, Bfruit, Cooperfrutas, Emergosol, Hortomelão, Frutas Martinho, Greenpeas, Lusomorango, Lusopêra, Santos e Pereira, Vitacress, Granfer e Triportugal.

Marcam também presença neste certame oito parceiros da Portugal Fresh – EDIA, Caixa Agrícola, Hirdosoph, Magos, Hubel, Lafpack, Fepal e Articold – e mais nove associações – APK (Associação Portuguesa de Kiwicultores), Refcast (Associação Portuguesa da Castanha), FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas), Porbatata (Associação da Batata de Portugal), AIHO (Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste), APMA (Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça), COTHN (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional), Aprofip (Associação de Profissionais de Figo da Índia Portugueses), ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha).

A Portugal Fresh conta atualmente com 87 sócios, que representam mais de 4.500 produtores portugueses.

“Criada em dezembro de 2010, tem como missão valorizar a origem ‘Portugal’ e as características dos produtos nacionais e promover as frutas, legumes e flores não só no mercado interno, como no palco internacional. A Portugal Fresh trabalha também para incentivar o consumo de fruta e legumes, principalmente, junto dos mais jovens”, conclui o comunicado desta associação.

Por seu turno, a ‘Fruit Attraction’ é uma das maiores feiras empresariais mundiais do setor das frutas e legumes e teve a sua primeira edição em 2009.

Este ano, entre 22 e 24 de outubro recebe 1.800 empresas de 130 países e 90 mil visitantes sob o lema do marketing, da inovação, da qualidade e do conhecimento.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.