Portugal ganhou quase dois gigawatts de energias renováveis em 2024. A capacidade instalada de energias renováveis cresceu mais de 10% em Portugal no ano passado para um total de 20,8 gigawatts, segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
De onde veio este crescimento? Da energia solar fotovoltaica que disparou 45% para quase 5,7 gigas.
A energia solar fotovoltaica (centralizada e descentralizada) pesa 90% (1,78 gigas) na nova capacidade instalada em Portugal, de quase dois gigas.
A energia solar convencional, as centrais maiores, disparou mais de 58% para 3,1 gigas instalados.
Já as Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), produção e consumo local, dispararam 32% para 2,1 gigas.
De resto, a hídrica cresceu ligeiramente de 8,1 gigas para 8,3 gigas. Na eólica, a capacidade subiu 45 MW para mais de 5,9 gigas.
Por região, o Alentejo registou o maior crescimento em potência instalada: mais 40% para mais de 2,7 gigas. No centro, a capacidade aumentou 12% para mais de 6,1 gigas. No norte, a capacidade aumentou 4% para quase 9,9 gigas. Já o Algarve registou um aumento de 80 MW para 873 MW e Lisboa registou uma subida de 120 MW para 882 MW.
“No ano de 2024, a produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis foi de 43 980 GWh, correspondendo a 76.2% do total da produção bruta mais saldo importador de eletricidade. De acordo com a metodologia da Diretiva UE 2018/2001, que estabeleceu os objetivos a atingir em 2030, estima-se que essa percentagem se situe em 66.1%”, segundo a DGEG, liderada por Paulo Carmona.
“Neste mesmo período, 75.1% da produção de eletricidade de origem renovável foi obtida através das tecnologias eólica e hídrica”, pode-se ler.
“No final de 2024, a potência instalada em unidades de produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis foi de 20 798 MW, dos quais 2 562 MW são referentes a instalações de produção descentralizada. A capacidade instalada na produção descentralizada representa 12.3% da potência instalada renovável. As tecnologias hídrica e eólica representam 68.5% da capacidade instalada”, acrescenta a DGEG.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com