[weglot_switcher]

Portugal manteve o terceiro maior rácio da dívida pública no segundo trimestre (com áudio)

Peso da dívida pública diminuiu na zona euro para 98,3% no final do segundo trimestre face ao trimestre anterior, mas aumentou em comparação com igual período do ano passado. Portugal é o terceiro país da zona euro com o maior rácio de dívida pública face ao PIB, ao atingir 135,4%.
  • charles
22 Outubro 2021, 10h23

O rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto (PIB) na zona euro caiu para 98,3% no final do segundo trimestre, em relação aos 100% do primeiro trimestre, refletindo sobretudo a recuperação do PIB, já que a dívida em termos nominais continuou a aumentar. De acordo com os dados do Eurostat, divulgados esta sexta-feira, Portugal manteve-se como o terceiro país da zona euro com o maior peso da dívida pública.

Na média dos países da União Europeia o rácio da dívida pública também diminuiu de 92,4% para 90,9%.

“Tanto para a zona euro como para a União Europeia, a redução do rácio da dívida pública face ao PIB no final do segundo trimestre deveu-se à recuperação do PIB, enquanto a dívida pública continuou a aumentar devido às necessidades de financiamento das medidas de política adotadas para mitigar a conjuntura económica e o impacto social da pandemia”, explica o organismo de estatística europeu.

Em comparação com o segundo trimestre do ano passado, o peso da dívida pública aumentou tanto na zona euro (de 94,4% do PIB para 98,3%) como na União Europeia (de 87,2% do PIB para 90,9%).

Portugal é o terceiro país da zona euro com o maior rácio de dívida pública face ao PIB no segundo trimestre, ao atingir 135,4%, apenas superado pela Grécia (207,2%) e por Itália (156,3%). A Estónia (19,6%), Bulgária (24,7%) e Luxemburgo (26,2%) são os países com menor peso da dívida.

Ainda assim, em comparação com o primeiro trimestre deste ano, Portugal foi o quarto país que registou uma maior diminuição do peso da dívida (-3,7 pontos percentuais), com as maiores reduções a ocorrer no Chipre (-9,4 p.p.), Eslovénia (-5 p.p.) e Croácia (-4 p.p.). Já comparado com o segundo trimestre do ano passado, 24 países da União Europeia registaram um aumento do rácio dívida pública/PIB, contra uma diminuição em apenas três Estados-membros. Os maiores acréscimos foram registados na Grécia (+15,9 p.p.), Espanha (+12,5 p.p.), Malta (+10,8 p.p.) e Portugal (+9,1 p.p.), enquanto se observaram diminuições na Irlanda (-3,1 p.p.), Dinamarca (-1,5 p.p.) e Holanda (-0,8 p.p.).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.