Portugal no ‘top 3’ dos países europeus que mais utilizam o carro

As deslocações de carro continuam a liderar as preferências dos utilizadores em todos os países da União Europeia, face à utilização de comboios e autocarros.

Cristina Bernardo

Portugal é o segundo país da União Europeia que mais utiliza o carro para deslocações terrestres, acima da média dos 28 Estados-membros. Segundo dados do Eurostat, o carro representou 88,5% em Portugal de passageiros-quilómetro, apenas abaixo da Lituânia (91,1%).

“O carro é o meio de transporte terrestre dominante em todos os Estados-membros [da União Europeia] em comparação com viagens de comboio ou autocarros”, revela o Eurostat. O organismo de estatística da UE explica que em 2017, as viagens de carro representaram 83,3%, que compara com os 8,8% de autocarros e 7,9% de comboio.

Entre os países europeus, a Áustria lidera as deslocações de comboio (11,9%), seguida pela Holanda (11,4%) e por França (10,8%). Já na linha da frente das deslocações de autocarro está a Hungria (21,1%), Chipre (19%) e Malta (17,5%).

Recomendadas

Greta Thunberg e dezenas de milhares de jovens paralisam Hamburgo

A jovem sueca liderou a enorme manifestação que paralisou o centro da cidade durante horas, levando um cartaz onde se lia “Salvar o clima, salvar Hamburgo”.

Quercus alerta para riscos de confetis e glitter no ambiente no dia de Carnaval

Os confetis de plástico e os glitter são as principais preocupações para associação ambientalista na noite de Carnaval. Quercus apela para que se opte por opções biodegradáveis ou feitas de papel.

5,3 mil milhões de euros. Portugal a meio da tabela europeia na cobrança de impostos ambientais

No total dos 27 Estados-membros registou-se um encaixe total de 324,6 mil milhões de euros com impostos ambientais, mais 3% face a 2017 e um valor que representa 2,4% do PIB.
Comentários