Portugal no ‘top 3’ dos países europeus que mais utilizam o carro

As deslocações de carro continuam a liderar as preferências dos utilizadores em todos os países da União Europeia, face à utilização de comboios e autocarros.

Cristina Bernardo

Portugal é o segundo país da União Europeia que mais utiliza o carro para deslocações terrestres, acima da média dos 28 Estados-membros. Segundo dados do Eurostat, o carro representou 88,5% em Portugal de passageiros-quilómetro, apenas abaixo da Lituânia (91,1%).

“O carro é o meio de transporte terrestre dominante em todos os Estados-membros [da União Europeia] em comparação com viagens de comboio ou autocarros”, revela o Eurostat. O organismo de estatística da UE explica que em 2017, as viagens de carro representaram 83,3%, que compara com os 8,8% de autocarros e 7,9% de comboio.

Entre os países europeus, a Áustria lidera as deslocações de comboio (11,9%), seguida pela Holanda (11,4%) e por França (10,8%). Já na linha da frente das deslocações de autocarro está a Hungria (21,1%), Chipre (19%) e Malta (17,5%).

Recomendadas

Fim de semana terá chuva e descida das temperaturas

“Devido à passagem de uma superfície frontal fria, no domingo vamos ter chuva e uma descida da temperatura de 3 a 6 graus”, refere o IPMA.

Água nas barragens algarvias dá para abastecer região até final do ano

Empresa responsável pela gestão do sistema municipal do abastecimento de água nos 16 municípios da região indicou que não existem “zonas críticas” de abastecimento às populações, já que a estação elevatória reversível de Loulé permite a “transferência de água de barlavento para sotavento e vice-versa”.

Vítor Gaspar alerta: “Aquecimento global tornou-se uma ameaça clara e presente”

“O aquecimento global tornou-se uma ameaça clara e presente. Ações e compromissos assumidos até agora foram insuficientes. Quanto mais esperarmos, maior a perda de vida e maiores os danos para a economia mundial”, pode ler-se no início do artigo.
Comentários