[weglot_switcher]

Portugal recebe sétima transferência do PRR no valor de 1,06 mil milhões

A Comissão Europeia libertou hoje 1,06 mil milhões de euros em subvenções a Portugal, na sequência do seu sétimo pedido de pagamento ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Com este acréscimo, o total recebido por parte da Comissão Europeia ascende aos 13.797 milhões de euros.
IRS dinheiro salário
26 Novembro 2025, 12h21

Portugal recebeu hoje uma nova transferência da Comissão Europeia no valor líquido de 1,064 mil milhões de euros, correspondente a subvenções ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com um comunicado do Governo, este pagamento abrange 27 marcos e metas validadas integralmente do sétimo pedido de pagamento, que incluíam investimentos e reformas em áreas estratégicas para o país, como a saúde
e habitação, inovação empresarial, transição energética, modernização da administração pública, igualdade de oportunidades e digitalização do ensino.

Com este acréscimo, o total recebido por parte da Comissão Europeia ascende aos 13.797 milhões de euros.

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, apoiado por um pacote de financiamento total de 21,9 mil milhões de euros (16,3 mil milhões de euros em subvenções e 5,6 mil milhões de euros em empréstimos), atingiu agora uma taxa de desembolso de 62%.

“Este novo pagamento é mais um marco no percurso de execução do PRR. O Governo reafirma assim o compromisso com o país e as instituições europeias de continuar a executar as reformas e investimentos inscritos no plano de forma eficiente e atempada para que Portugal e os portugueses possam usufruir dos resultados e impactos esperados”, lê-se no comunicado do Ministério.

A montante hoje libertado apoia medidas que incluem a aquisição de equipamento médico, a remodelação de centrais hidroelétricas na Madeira e o desenvolvimento de postos de carregamento de veículos elétricos acessíveis ao público.

“Este pagamento é mais uma prova de que Portugal está empenhado e a cumprir com rigor a execução do PRR, sem atrasos e com o objetivo de não perder nenhum euro das subvenções do PRR”, diz o Ministro da Economia e da Coesão Territorial. Manuel Castro Almeida afirma ainda que os restantes marcos e metas associados aos três pedidos de pagamento que faltam serão cumpridos nos prazos previstos.

O Ministro sublinha que os investimentos executados ao abrigo do 7.º pedido de pagamento se traduzem “em projetos reais que reforçam a coesão social, a competitividade nacional, a dupla transição (digital e climática) e também a confiança internacional”.

 

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.