Portugal regista o terceiro maior rácio de dívida pública face ao PIB da União Europeia

Grécia e Itália são os países europeus que lideram o ranking do peso da dívida face ao PIB.

Portugal regista a terceira maior dívida da União Europeia face ao PIB (126%), com a Grécia a liderar (187%) e a Itália na segunda posição (149%). Os dados relativos ao segundo trimestre deste ano foram hoje divulgados pelo Eurostat.

Segue-se a Bélgica (115%), França (114%), Chipre (113%) e Espanha (110%).

Os países que registam um rácio de dívida face ao PIB mais baixo são a Estónia (18%), Bulgária (21%) e Luxemburgo (23%).

Em termos absolutos, a dívida portuguesa atingiu um total de 259,8 mil milhões de euros. Face ao segundo trimestre de 2019 a divida subiu 5,9%. Em relação ao primeiro trimestre deste ano aumentou 6,6%.

Em termos de valores absolutos, França conta com a maior dívida da União Europeia: 2,6 biliões de euros. Segue-se Itália com 2,5 biliões de euros, a Alemanha com 2,2 biliões de euros e Espanha com 1,2 biliões.

Recomendadas

Fim das moratórias: Governo avança com medidas para proteger as famílias

Depois das empresas, o Executivo avança com medidas de proteção das famílias após o fim das moratórias bancárias, em setembro. É a forma encontrada para tentar encontrar uma solução à recusa das autoridades europeias em estender a solução indefinidamente.

IVAucher. Portugueses acumularam 21,2 milhões de euros em junho

O valor acumulado em junho corresponde a um  acréscimo de 48% face ao valor registado em junho de 2020, ficando apenas dois  milhões  de euros abaixo do cenário pré-pandemia. Feitas as contas, o Governo estima que o impacto do Programa IVAucher seja, para já, de pelo menos 42,4 milhões de euros

ANACO elogia prolongamento do prazo de entrega do IVA, mas estranha falta de medidas para o IRC

Apesar de concordarem que a medida é relevante, por permitir a manutenção do apoio à atividade económica nacional”, a ANACO questiona porque motivo não foi esta legislação aplicada também ao IRC.
Comentários