[weglot_switcher]

Portugal representa 23,5% das entidades no Centro Internacional de Negócios da Madeira

O mercado português representava já 23,5% do total de entidades licenciadas no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) em 2016. Além disso, o mercado nacional registou um crescimento superior a 5%, em relação ao ano anterior.
22 Fevereiro 2017, 11h58

A Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), a empresa concessionária do CINM, considera que estes resultados “indicam claramente que há setores empresariais nacionais que tomam a praça de negócios madeirense como uma das opções mais válidas e credíveis para o desenvolvimento dos seus processos de internacionalização”.

Por outro lado, além do mercado português, como reflexo das missões promocionais desenvolvidas pela SDM e da estratégia que visa atingir mercados consolidados ou que assinalem elevada potencialidade de investimento na Madeira, a empresa refere que tem sido possível captar o interesse contínuo de muitos investidores no CINM, com resultados concretos positivos.

Os dados mais recentes acerca da evolução do CINM mostram também o aumento do investimento de origem francesa, para além de uma crescente procura por parte de investidores da América Latina, da África do Sul e de Angola.

Quanto à origem do investimento, refira-se que as empresas sediadas no Centro Internacional de Negócios da Madeira são oriundas de mais de 60 países. Neste âmbito, 74% são sociedades provenientes de estados membros da União Europeia e 80% são de países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

Esta capacidade de atrair e congregar um vasto leque de mercados, com efeitos na economia regional e nacional, ficou claramente percetível quando o Banco de Portugal, numa análise à Atração de Investimento Externo, revelou que, em 2013 (últimos dados divulgados), o contributo do CINM para o Investimento Direto Estrangeiro no conjunto do País rondava os 12%, uma capitação mais de 4 vezes superior à média nacional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.