[weglot_switcher]

Portugal representado por 23 startups na Web Summit Qatar

O Médio Oriente “tem vindo a afirmar-se como um dos principais centros de investimento em inovação, atraindo fundos soberanos, capital de risco e grandes players tecnológicos, criando oportunidades únicas para empresas com ambição global”, destaca a Startup Portugal.
2 Fevereiro 2026, 10h05

A Web Summit Qatar, que acontece em Doha até 4 de fevereiro, recebe uma comitiva de 23 startups, cinco das quais já receberam investimentos de cerca de 13,5 milhões de euros, destaca a Startup Portugal.

Esta delegação portuguesa de 23 startups é apoiada pela Startup Portugal e pela Unicorn Factory Lisboa. Deste universo de 23 startups, cinco participam na conferência no âmbito do programa Business Abroad, que apoia a presença de startups portuguesas nos principais eventos globais de tecnologia e inovação.

“A presença portuguesa na Web Summit Qatar representa um passo estratégico no posicionamento das startups nacionais junto de um dos ecossistemas globais mais relevantes em capital, tecnologia e expansão internacional”, destaca a Startup Portugal em comunicado.

Esta organização realça que o Médio Oriente “tem vindo a afirmar-se como um dos principais centros de investimento em inovação, atraindo fundos soberanos, capital de risco e grandes players tecnológicos, criando oportunidades únicas para empresas com ambição global”.

Destaque para o facto de as empresas da delegação portuguesa selecionadas pelo programa Business Abroad já receberam um investimento acumulado de cerca de 13,5 milhões de euros.

Além deste investimento, as empresas selecionadas no âmbito desta iniciativa, empregam mais de 100 pessoas. Destaca-se ainda que a presença portuguesa revela um conjunto significativo de projetos centrados em Healthtech & Wellness e Inteligência Artificial & Machine Learning.

Em detalhe, as empresas selecionadas no âmbito do programa Business Abroad da Startup Portugal:

  • Complear – A empresa utiliza IA para automatizar a certificação de software em setores críticos, entre outros serviços;
  • Criamknowledge – Desenvolve dispositivos médicos portáteis que utilizam IA para automatizar o diagnóstico de sangue e a deteção de doenças de forma rápida no local;
  • sheerME – É uma app que ajuda o consumidor a encontrar, reservar e pagar todos os serviços de beleza e bem-estar com cashback e benefícios adicionais;
  • Minve – Um marketplace líder na compra, otimização e revenda de negócios, especialmente voltado para compradores não profissionais;
  • iTRecruiter – Recrutamento de talento com IA e automação;

As restantes empresas participam ao abrigo da parceria com a Unicorn Factory Lisboaou estão registadas de forma independente.Além de Healthtech & Welness e Inteligência Artificial, as startups exploram os setores de Fintech, Recursos Humanos, Agritech, E-commerce, Turismo e Educação.

Desde a sua criação, o Business Abroad já acompanhou mais de 320 startups em eventos internacionais de referência, contribuindo de forma decisiva para a afirmação de Portugal como um hub global de empreendedorismo e inovação.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.