[weglot_switcher]

Portugal ruma até ao Dubai para se estrear na Gitex Global

A Gitex e o Expand North Star estão de nova com mais tecnologia, novas startups e mais investidores. O Jornal Económico foi convidado para ver o que se passa neste centro tecnológico dos Emirados Árabes Unidos.
Gitex
14 Outubro 2024, 10h10

A Gitex Global e o Explore North Star estão de regresso ao Dubai para mais palestras sobre diversos temas de tecnologia, mas também para apoiar as startups internacionais. Este ano, o evento voltou a crescer e tem novas chegadas, onde se inclui uma representação portuguesa.

A Unicorn Factory Lisboa está presente no pavilhão do Explore North Star, onde trouxe uma mão cheia de aliados consigo para mostrar o que de bem se faz em Portugal. A breathing.ai, MeetGeek e a iTRecruiter são apenas três exemplos de startups que estão no ecossistema do hub português e que marcam presença numa das maiores conferências globais sobre tecnologias e as suas funcionalidades.

Com o objetivo de procurar investimento e dar a conhecer o ambiente tecnológico em Portugal, o diretor executivo da Unicorn Factory, Gil Azevedo, sentou-se à mesa com outras nações europeias para falar do sucesso do projeto desenvolvido no Beato, que tem recebido várias startups e scale-ups para aprofundarem os seus negócios.

“Conectados para o sucesso: O poder de colaboração transfronteiriça na Europa” foi o mote para uma conversa que juntou Portugal, Itália, França, Polónia e Alemanha. O mercado digital único tem uma estratégia que coloca vários países em estreita colaboração, reduzindo todas as barreiras anteriormente existentes.

Exemplo disso mesmo é o facto das startups trazidas pela Unicorn Factory Lisboa terem um cunho internacional. O fundador da breathing.ai é o norte-americano Hannes Bend e a MeetGeek foi fundada pelo romeno Dan Huru, apenas dois exemplos da internacionalidade à volta de Portugal e de como Portugal está disposto a aceitar talento além fronteiras e a fixá-lo no mercado interno.

O evento é organizado pelo Câmara da Economia Digital do Dubai, com o Expand North Star a durar até ao próximo dia 16 de outubro, com a presença portuguesa a ter tempo de fazer negócios e procurar novos investidores.

Estes dois eventos localizados em pontos distintos no mapa mas que formam uma só conferência tem mais de 1.800 startups presentes e 1.200 investidores, cujos ativos superam um bilião de dólares. Só no caso do Expand North Star há mais de mil PMEs e mais de 450 startups de 35 países europeus que procuram porta de entrada para outros mercados.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.