[weglot_switcher]

Portugal sai da “lista verde” do Reino Unido, avançam “BBC” e “Sky News”

De acordo com a imprensa britânica, o Governo de Boris Johnson deverá formalizar a decisão ainda hoje. Aumento da incidência e da transmissibilidade motivou a decisão das autoridades de saúde do Reino Unido.
3 Junho 2021, 13h56

À semelhança do que já tinha sido sugerido pela imprensa britânica esta manhã, Portugal está de saída da “lista verde” do Reino Unido, isto é, a lista de destinos turísticos para onde os britânicos podem viajar sem necessidade de fazer quarentena no regresso. A confirmação é avançada desta vez pela “BBC” e pela “Sky News”. A decisão será anunciada hoje e, caso se confirme, entrará em vigor na próxima quinta-feira, 10 de junho.

Embora a decisão ainda não tenha sido confirmada pelo Governo de Boris Johnson, a imprensa britânica sabe que o território português será excluído desta lista de destinos seguras uma vez que o risco de transmissibilidade e incidência aumentaram nos últimos dias, deixando assim que corresponder ao critério de aprovação designado pelas autoridades do Reino Unido.

“Sabemos que Portugal será removido da “lista verde” e será colocado la linsta “âmbar””, afirma o correspondente da “BBC”, esta quinta-feira. “A decisão segue-se a uma reunião que decorreu esta manhã (…). A decisão será anunciada hoje”. De acordo com a “Sky News”, não serão integrados mais nenhum país na “lista verde”, deixando Espanha, Malta e Grécia à espera pela próxima revisão da lista.

Caso se confirme a retirada de Portugal da lista, a decisão poderá traduzir-se num golpe para o sector da restauração e hotelaria na região do Algarve, uma vez que, desde a admissão de Portugal na “lista verde” do Reino Unido registou-se um aumento no número de voos e reservas em hotéis a nível nacional.

Da parte dos turistas, estes terão que cumprir uma quarentena de 10 dias à chegada e realizar dois testes PCR: um deles depois de regresso e outro ao oitavo dia.

O próprio primeiro-ministro, Boris Johnson também avisou que não estará para meias medidas:

“Quero que saibam que não vamos hesitar na hora de fazer alterações e transferir países da lista verde para a vermelha, se tivermos necessidade disso”. Ainda que o governo queira que “as pessoas possam continuar a viajar”, há a necessidade de manter a “prudência”, acrescentou, citado por vários meios de comunicação britânicos. “A prioridade é prosseguir com a vacinação para proteger a população britânica.”

Portugal foi incluído na designada “lista verde” a 17 de maio, tendo os turistas britânicos começado a viajar para o país sem necessidade de fazer quarentena no regresso a partir do dia 17 do mês passado. Outros países foram incluídos na lista na mesma ocasião, como Israel, Gibraltar, Austrália, Nova Zelândia, Singapura, Brunei, Islândia, ilhas Faroe e Malvinas. Na Europa, ficaram de fora, por exemplo, França, Grécia e Itália.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.