No âmbito do programa Portugal Sou Eu, o IAPMEI promove, no próximo dia 28 de janeiro, no ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, no Porto, um encontro para debater as novas práticas de sustentabilidade. O encontro tem como objetivo apoiar as empresas na adoção de medidas de sustentabilidade de forma mais eficiente e informada, incentivando práticas de produção e consumo responsáveis.
Em comunicado, a entidade organizadora refere que “o Portugal Sou Eu tem mais de 4.500 empresas registadas, das quais cerca de 2000 com processo de adesão concluído. Com o selo Portugal Sou Eu estão qualificados mais de 20 mil produtos e serviços que, no conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 12 mil milhões de euros. A maioria dos produtos tem marcas registadas, sendo que 57 por cento são do setor da alimentação e bebidas e 23 por cento correspondem às atividades de artesanato.
Elvira Vieira (diretora-geral do ISAG), José Pulido Valente (presidente do IAPMEI), Branca Pereira (coordenadora de projeto na AEP), Fátima Tavares (diretora de Proximidade Regional do IAPMEI), Braz Costa (diretor-geral do CITEVE), Deolinda Silva (diretora-geral do Líder do Consórcio do Portuguese Agrofood Cluster), Vasco Lagarto (diretor-geral do TICE.PT), Márcia Pereira (CEO da Bandora Systems), Fernando Leite )administrador delegado da Lipor – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto), Maria João Cravo (CEO da Pássaro de Seda), e José Vale (diretor de Empreendedorismo e Inovação do IAPMEI), são os participantes nos vários painéis.
O programa Portugal Sou Eu foi lançado em dezembro de 2012 pelo governo para dinamizar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia, especifica o comunicado.
Dirigido ao setor Primário, Indústria, Serviços, Artesanato, Comércio a Retalho e por Grosso, Restauração e Alojamento com Restauração, o Portugal Sou Eu sinaliza, através da atribuição do selo, os produtos e serviços que geram valor em Portugal.
São várias as figuras públicas – que aceitaram o convite do Ministério da Economia para serem Embaixadoras do Portugal Sou Eu – que contribuem com o seu testemunho para divulgar o programa: Carlos Coelho, Carolina Piteira, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Cuca Roseta, D.A.M.A, Fátima Lopes, Fernanda Freitas, Fernando Gomes, Filipa Gomes, Gonçalo Gago da Câmara, Henrique Sá Pessoa, Inês Castel Branco, José Luís Peixoto, Júlio Isidro, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Luís Buchinho, Luís Onofre, Nelson Évora, Rosa Mota e Vítor Sobral.
O programa, cofinanciado pelo Compete 2030, Portugal 2030 através da União Europeia, é gerido por um Órgão de Gestão formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com