[weglot_switcher]

Portugal Space e Exército estabelecem parceria

O protocolo de cooperação foi assinado no arranque da maior competição mundial de universitários na área aeroespacial que junta em Ponte de Sor 19 equipas, de 13 países europeus.
14 Outubro 2021, 16h46

A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e o Exército Português assinaram um protocolo de parceria, no Campo Militar de Santa Margarida, assinalando o primeiro dia de lançamentos de foguetões, pelas equipas concorrentes ao European Rocketry Challenge – EuRoC.

A segunda edição da maior competição mundial de universitários na área aeroespacial arrancou esta quarta-feira em Ponte de Sor, com 19 equipas, de 13 países europeus. Portugal está pela primeira vez representado este ano, com uma equipa do Instituto Superior Técnico – IST.

Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, recordou o caminho percorrido, desde janeiro de 2020, para trazer para Portugal a primeira edição europeia de uma competição aeroespacial, destacando o importante apoio dado pelo Exército nesta segunda edição, disputada por 20 equipas, 20 foguetões e 400 estudantes inscritos. Terminou desafiando: “espero ter também uma equipa do Exército inscrita em 2022”.

O brigadeiro-general Sérgio Augusto Valente Marques, comandante da Brigada Mecanizada, disse, por seu turno que “o Exército reconhece o elevado interesse desta colaboração com a Agência Espacial Portuguesa, bem como em explorar novas oportunidades com uma Entidade que é um motor de inovação em Portugal”.

Os lançamentos podem ser seguidos até dia 17 de outubro, “live streaming”, na página YouTube da Portugal Space – com janelas de lançamento entre as 14h00 e as 15h00 e entre as 17h00 e as 18h00.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.