A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e o Exército Português assinaram um protocolo de parceria, no Campo Militar de Santa Margarida, assinalando o primeiro dia de lançamentos de foguetões, pelas equipas concorrentes ao European Rocketry Challenge – EuRoC.
A segunda edição da maior competição mundial de universitários na área aeroespacial arrancou esta quarta-feira em Ponte de Sor, com 19 equipas, de 13 países europeus. Portugal está pela primeira vez representado este ano, com uma equipa do Instituto Superior Técnico – IST.
Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, recordou o caminho percorrido, desde janeiro de 2020, para trazer para Portugal a primeira edição europeia de uma competição aeroespacial, destacando o importante apoio dado pelo Exército nesta segunda edição, disputada por 20 equipas, 20 foguetões e 400 estudantes inscritos. Terminou desafiando: “espero ter também uma equipa do Exército inscrita em 2022”.
O brigadeiro-general Sérgio Augusto Valente Marques, comandante da Brigada Mecanizada, disse, por seu turno que “o Exército reconhece o elevado interesse desta colaboração com a Agência Espacial Portuguesa, bem como em explorar novas oportunidades com uma Entidade que é um motor de inovação em Portugal”.
Os lançamentos podem ser seguidos até dia 17 de outubro, “live streaming”, na página YouTube da Portugal Space – com janelas de lançamento entre as 14h00 e as 15h00 e entre as 17h00 e as 18h00.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com