[weglot_switcher]

Portugal suspende todos os voos de fora da UE, menos para países lusófonos e com forte presença da diáspora

Devido à diáspora e à lusofonia, Portugal vai manter as ligações aéreas com o Canadá, Estados Unidos da América, Venezuela e África do Sul, e todos os países lusófonos.
  • António Pedro Santos / Lusa
17 Março 2020, 19h32

Portugal vai cancelar todos os voos com destino/origem em países de fora da União Europeia, a partir das 24 horas de quinta-feira.

A medida foi hoje anunciada pelo primeiro-ministro após uma reunião no ministério dos Negócios Estrangeiros.

“A partir das 24 horas de amanhã, estarão suspensos todos os voos internacionais para fora do espaço da União Europeia (UE) e de fora do espaço da UE para qualquer país da UE”, disse António Costa.

“As únicas exceções são os países extracomunitários onde há grandes comunidades portuguesas. Manteremos as ligações com o Canadá, Estados Unidos da América, Venezuela e África do Sul”, afirmou.

E também “manteremos as ligações aéreas para os países de língua oficial portuguesa. No caso conctreto do Brasil, as rotas são restringidas a Lisboa – Rio de Janeiro  e Lisboa – São Paulo”, ficando suspensos os voos para destinos turísticos.

“Não há voos de e para fora da UE,  as duas exceções têm a ver com a ligação com a forte comunidade portuguesa”, acrescentou.

Em relação aos casos dos EUA e de Cabo Verde, que decidiram suspender os voos com a União Europeia e com Portugal, estes serão retomados assim que estes dois países voltarem a fazer a ligação aérea com Portugal. “Da nossa parte não há qualquer restrição”, garantiu Costa.

Sobre os portugueses que ainda se encontram noutros países e que estão a tentar regressar sem sucesso, como no caso dos portugueses que se encontram nas Filipinas, o primeiro-ministro garantiu que “haverá maior esforço no repatriamento”, apontando que em alguns países “os serviços consulares [portugueses] estão encerrados” por estarem a vigorar “medidas de quarentena”, logo não prestando apoio aos cidadãos que precisam, tal como se queixaram à SIC Notícias alguns cidadãos portugueses que se encontram nas Filipinas.

Nestes casos, o primeiro-ministro aconselhou os cidadãos nacionais a ligarem para a linha de emergência Covid-19, do Ministério dos Negócios Estrangeiros: +351 217 929 755 ou através do email covid19@mne.pt.

“Esta linha de emergência para viajantes estará disponível em dias úteis, entre as 9h e as 17h, e, fora deste horário, será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia”, segundo o Palácio das Necessidades.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.