Portugal vai ao mercado quarta-feira para emitir até 1.500 milhões em dívida de curto prazo

Depois de esta semana ter pago uma taxa negativa para emitir dívida a 10 anos, a instituição liderada por Cristina Casalinho vai vender dívida de curto prazo pela primeira vez este ano, com maturidades de seis e 12 meses.

Cristina Bernardo

O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública informou esta sexta-feira que vai realizar na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, dois leilões das linhas de Bilhetes do Tesouro (BT) com um montante indicativo global entre 1.250 milhões de euros e 1.500 milhões de euros, a seis e 12 meses –  com maturidades em 16 de julho de 2021 e 21 de janeiro de 2022.

Esta quarta-feira, 13 de janeiro, o IGCP emitiu um total de 1.250 milhões de euros, num leilão duplo de Obrigações do Tesouro (OT) com maturidades em 2030 e 2035, tendo pago pela primeira vez uma taxa negativa para vender dívida a 10 anos.

A agência liderada por Cristina Casalinho emitiu 500 milhões de euros em OT com maturidade em outubro de 2030 e 750 milhões em dívida com prazo em outubro de 2035.

Na dívida a 10 anos, o Tesouro pagou uma taxa de colocação de -0,012%. A última colocação dessa maturidade ocorreu a 9 de setembro, quando Portugal pagou uma taxa de 0,329%. Até à data, o IGCP só tinha conseguido taxas negativas em maturidade de OT, as de seis e de oito anos . Em outubro, no último leilão realizado, o Tesouro pagou uma taxa de -0,085% para emitir dívida a oito anos.

Esta quarta-feira, na maturidade mais longa, o IGCP pagou uma taxa de colocação de 0,319 %.

 

Ler mais

Relacionadas

Portugal já paga taxa negativa para vender dívida a 10 anos

O Tesouro emitiu um total de 1.250 milhões de euros em dívida de médio e longo prazo. Na maturidade a 10 anos, a taxa de juro foi de -0,012%. Até agora, Portugal só tinha conseguido taxas negativas em obrigações a seis e oito anos.

Governo autoriza emissão de Obrigações do Tesouro até 20 mil milhões de euros em 2021

O IGCP fica autorizado a emitir Obrigações do Tesouro até ao montante máximo de 20 mil milhões de euros, ficando fixado o reembolso de obrigações ao par e a data de vencimento não pode exceder os 50 anos.
Recomendadas

Lucro líquido da Berkshire Hathaway de Warren Buffett caiu 48% em 2020

“No ano passado, demonstramos o nosso entusiasmo pelos ativos da Berkshire ao recomprar o equivalente a 80.998 ações “A”, gastando 24,7 mil milhões de dólares no processo. Essa medida aumentou a vossa posição em todos os negócios da Berkshire em 5,2% sem exigir que tocassem na carteira”, escreveu o ‘oráculo de Omaha’, na carta anual enviada aos acionistas.

PremiumLagarde e Powell permitem inflação pontual

As autoridades monetárias pretendem continuar com a sua política acomodatícia apesar de “pontuais” subidas da inflação pós-pandemia.

Nasdaq foi o único a ‘verde’ no fecho da sessão em Wall Street

Amazon, Apple, Microsoft e Alphabet fecharam com ganhos. Já as ações da Beyond Meat – a marca que revolucionou a indústria ao criar alimentos vegan com sabor a carne – subiram 1,30% para 145,62 dólares, depois de ter anunciado um acordo com a McDonald’s e a Yum!Brands.
Comentários