[weglot_switcher]

Portugal vai presidir ao grupo de líderes digitais europeus a partir de julho de 2025

O D9+ reúne os Estados-membros da UE que estão mais adiantados no que diz respeito à transição digital.
Balseiro Lopes IRS Jovem habitação jovem
ANTÓNIO COTRIM/LUSA
27 Setembro 2024, 17h31

Portugal vai ser presidente do grupo D9+ no segundo semestre de 2025. Trata-se do conjunto de Estados-membros da UE que lideram a transição digital no continente europeu.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Juventude e Modernização, num comunicado enviado às redações. A ministra que tutela aquela pasta, Margarida Balseiro Lopes, vai representar Portugal na Cimeira Ministerial que decorre em Copenhaga.

Em causa estará a primeira vez que Portugal vai liderar o D9+, sendo que irá suceder aos Países Baixos, que vão ocupar o cargo na primeira metade de 2025. O anúncio formal vai ser feito durante esta sexta-feira e contará com uma intervenção da ministra.

O Ministério salienta que esta escolha reafirma a “visão estratégica de Portugal em relação à digitalização e à modernização, tanto a nível nacional como no contexto europeu”, pode ler-se no documento.

O grupo foi criado em 2016 e, por esta altura, tem 13 membros. Além de Portugal, inclui Suécia, Dinamarca, Finlândia, Estónia, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Irlanda, Espanha, Polónia, Eslovénia e República Checa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.