[weglot_switcher]

Autoridades de saúde vão hoje decidir se aplicam cerca sanitária no concelho do Porto

A decisão de fechar o concelho do Porto será tomada entre as “autoridade de saúde regionais, as autoridade de saúde nacionais e o ministério da Saúde”, segundo Graça Freitas.
  • Tiago Petinga/Lusa
30 Março 2020, 14h01

As autoridade de saúde vão hoje decidir se aplicam uma cerca sanitária no concelho do Porto no âmbito do combate à epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

“O Porto tem estado a receber todo o apoio nacional do ponto de vista de recursos humanos e materiais”, disse hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na habitual conferência de imprensa diária.

Em relação ao cordão sanitário, ou cerca sanitária, a líder da Direção-Geral da Saúde (DGS) disse que “provavelmente hoje será tomada uma decisão nesse sentido.

Esta decisão será tomada entre as “autoridade de saúde regionais, as autoridade de saúde nacionais e o ministério da Saúde.

Na mesma conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que Portugal vai receber 100 toneladas de equipamento de proteção individual (EPI) esta semana.

“Continuamos a reforçar as nossas reservas quer em termos de EPI, quer em termos de testes”, disse o governante.

“A reserva nacional recebeu na semana passada mais 66 mil testes, 5.2 milhões de mascaras cirúrgicas  e 1,2 milhões de respiradores FFP2, entre outros equipamentos”, afirmou.

“Para esta semana prevemos continuar a receber encomendas. Hoje mesmo deverão chegar 700 mil respiradores FFP2 de 200 mil testes”, disse, destacando que depois o país irá receber 100 toneladas de EPIS.

Os EPIs incluem batas, máscaras, proteção ocular, luvas, cobre-botas e touca.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.