A Portugal Ventures, do grupo Banco Português de Fomento, terminou 2022 com um total de investimentos de 18,6 milhões de euros em 42 empresas, revelou esta terça-feira a sociedade de capital de risco. Dessas quatro dezenas de entidades, 17 foram novas startups no portefólio, nas quais foram investidos 8,8 milhões de euros.
No ano passado, a Portugal Ventures realizou 25 operações de follow-on num total de 9,8 milhões de euros para reforço de capital das empresas do portefólio (Aptoide, Probely, Didimo, Mindprober, entre outras), fez 15 operações de co-investimento, num montante acumulado de 57,6 milhões de euros com os seus parceiros de capital e recebeu 308 oportunidades de deal flow que, feitas as contas, ascenderam a 77 milhões de euros pedidos.
“2022 foi um ano muito especial para a Portugal Ventures com a comemoração do 10.º aniversário, e também de reconhecimento pelos nossos pares – Associação Investors Portugal – como ‘Investidor de Early Stage’ do ano”, começa por destacar o presidente da Portugal Ventures. “Entramos confiantes em 2023, onde iremos dar continuidade à nossa missão na dinamização do ecossistema empreendedor nacional”, garante Rui Ferreira.
Apesar do contexto económico global, a sociedade de capital de risco portuguesa conseguiu fechar o ano com um investimento total superior aos 12 milhões de euros de 2021 ou mesmo os 17 milhões de euros em 2020, o primeiro ano da pandemia que se temia desafiante para o ecossistema de empreendedorismo nacional e estrangeiro.
Assim, as novas participadas de 2022 foram: Relive, Managing the Intelligence, Hoopers, WalliD, Fraudio, Spinach Tours, Revault, miio, FootAR, C-mo Medical Solutions, Pruvo, Cell4Food, GovWise, Kendir Studios, Topo Tents, Unlock Boutique Hotels e BHOUT.
Durante o ano de 2022 a Portugal Ventures continuou também a reforçar as suas redes de parceiros – Ignition Partners Network, Parceiros de Capital e Parceiros Corporate – com a entrada de 22 novos parceiros, tal como temos vindo a noticiar (Cuatrecasas, Galp, ANA – Aeroportos, Vanguard Properties…).
Rui Ferreira admite, em comunicado divulgado esta manhã, que a equipa está orgulhosa do “trabalho no acompanhamento diário junto do nosso portefólio, e sempre com o objetivo de em conjunto com os founders [fundadores] continuarmos a aportar conhecimento e expertise, para o desenvolvimento dos seus projetos e crescimento dos negócios”.
https://jornaleconomico.pt/noticias/portugal-ventures-investiu-mais-de-177-milhoes-de-euros-em-dez-anos-857722
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com