[weglot_switcher]

Portugal Ventures vai investir em mais dez projetos ligados a ESG e economia circular

As candidaturas para a quarta edição da Call Innov-Id estão abertas até ao próximo dia 22 de novembro.
13 Outubro 2023, 15h34

A sociedade de capital de risco Portugal Ventures, do grupo Banco Português de Fomento, lançou uma nova edição do Call Innov-Id, em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, que prevê o investimento em mais dez projetos de startups de alguma forma relacionados com critérios ESG.

A quarta edição deste programa/chamada, com a colaboração da Startup Portugal, tem as candidaturas abertas até ao próximo dia 22 de novembro. O intuito é, mais uma vez, tentar dar capacitação de meios financeiros aos empreendedores para continuarem a desenvolver o negócio.

Portugal Ventures investe 490 mil euros em duas startups da Madeira

As três Call Innov-Id anteriores receberam 313 candidaturas e geraram 55 investimentos num total de 5,5 milhões de euros. Esta nova, que está a decorrer, “resulta do seu impacto e na contínua solicitação do ecossistema da necessidade de resposta à falha de mercado identificada no acesso a investimento em startups em fase preseed”, segundo a VC do Estado.

Para se inscreverem, as startups devem ter projetos que contribuam para: descarbonização da economia, sustentabilidade de processos, produtos e materiais, eficiência e sustentabilidade energética ou circularidade da economia. Porém, é preciso também que operem há menos de oito anos, tenham sede em Portugal e se encontrem nas fases pré-seed, seed ou early-stage (iniciais).

Mais: que tenham uma tecnologia em protótipo, prova de conceito ou validação de product-market-fit, “que resultem de investigação e desenvolvimento científico, tecnológico ou académico, desenvolvidos no seio de instituições de ensino superior, CTI – Centros de Tecnologia e Inovação, laboratórios colaborativos ou similares” e “que sejam promovidos ou que empreguem recursos humanos altamente qualificados”, lembra a Portugal Ventures.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.