[weglot_switcher]

Portugal volta a quebrar recordes ao emitir dívida a 10 anos a 0,51%

Portugal colocou dívida a dez anos à taxa de juro mais baixa de sempre, renovando os mínimos do preço da dívida pela quinta vez consecutiva.
10 Julho 2019, 10h44

O IGCP – Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública regressou esta quarta-feira aos mercados e voltou a quebrar um recorde ao colocar 753 milhões num leilão de Obrigações do Tesouro (OT) a dez anos com uma taxa de alocação de 0,51%. Esta foi a quinta vez consecutiva que Portugal renova os mínimos da yield da dívida benchmark.

No último leilão de OT a dez anos, realizado no passado dia 12 de junho, Portugal pagou 0,639% para emitir 625 milhões de euros.

Num leilão duplo, o IGCP emitiu ainda 270 milhões de euros em OT a 26 anos, tendo pago uma taxa de alocação de 1,426%, também um mínimo histórico. Assim, o IGCP colocou 1.023 milhões de euros em dívida a longo prazo.

A maturidade da OT a dez anos é em 15 de junho de 2029, enquanto a maturidade da dívida a 26 anos é em 15 de fevereiro de 2045.

“O prémio de risco de Portugal tem baixado, acompanhando a descida generalizada das yields soberanas europeias onde chegamos a ver os 10 anos alemães abaixo dos -0,4%”, referiu Filipe Silva, diretor de gestão de ativos do Banco de Carregosa. “Os dados macroeconómicos continuam a mostrar algum abrandamento, as previsões relativas ao crescimento económico têm sido revistas em baixo, o que tem levado os bancos centrais a terem discursos mais contidos sem se vislumbrarem as subidas de taxas que no início do ano pareciam uma certeza.”

O Tesouro pretendia colocar 1.250 milhões de euros. Mas os investidores poderão ter perdido algum interesse nas obrigações portuguesas. Nas OT a dez anos, a procura foi superior à oferta em 1,58 vezes, abaixo do que tinha sido registado no último leilão, no qual a procura tinha sido 1,8 vezes superior à oferta. Na dívida a 26 anos, a procurou foi 1,69 vezes superior à oferta.

A procura mais ligeira poderá ter sido a razão para o IGCP não ter colocado o montante total indicativo para a operação. A agência liderada por Cristina Casalinho tinha apontado para 1.250 milhões de euros, pelo que o valor emitido ficou 227 milhões de euros abaixo dessa meta.

Com a operação que se realizou esta quarta-feira, sobem para cinco os leilões de OT a dez anos realizados este ano pelo IGCP. No total, Portugal já colocou 3.643 milhões de euros de dívida benchmark.

No mercado secundário, as yields da dívida a dez anos também têm registado uma tendência decrescente ao fixarem-se nos 0,50 %.

(atualizada às 11h17)

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.