A Bloq.it, empresa portuguesa líder em tecnologia de cacifos inteligentes, anuncia a captação de uma nova ronda de investimento no valor de 28 milhões de euros, destinada ao desenvolvimento estratégico da empresa.
Entre as principais prioridades da empresa, fundada em 2019, estão a expansão da equipa e a presença em novos mercados europeus, bem como o reforço do crescimento do negócio através de fusões e aquisições (M&A). A Bloq.it não divulga mais detalhes sobre aquisições que estejam em vista.
Este investimento representa uma das maiores rondas Série B angariadas por uma empresa portuguesa e surge na sequência de um crescimento acumulado de 73,083% ao longo dos últimos quatro anos, bem como de parcerias estratégicas com empresas como a GLS, DHL e Vinted, que consolidam a posição da Bloq.it como um dos principais players de inovação no setor logístico.
Para João Lopes, co-fundador, COO e CRO da Bloq.it, este recente investimento permitirá levar o talento nacional a novos mercados. “A Bloq.it assume um papel central na transição para entregas fora de casa em toda a Europa. Apesar do crescimento já alcançado nos últimos anos, acreditamos claramente que estamos apenas a começar”, refere, citado no comunicado.
Esta operação surge num momento de transformação em larga escala do setor logístico, fortemente impulsionada pelo crescimento do e-commerce, que tem vindo a aumentar em número de encomendas, em contraste com o declínio contínuo do volume de correio tradicional registado nos últimos anos.
Um estudo recente da McKinsey aponta para uma mudança de prioridades dos consumidores, confirmando assim esta tendência por fiabilidade e conveniência, ao invés da velocidade de entrega. A par desta preferência, novos modelos de consumo têm ganho destaque, entre eles, o crescimento do mercado em segunda mão, através de plataformas como a Vinted e a Etsy, contribuindo para uma maior adoção de opções de entrega fora de casa. Este novo mercado, orientado para a conveniência do consumidor, exige soluções logísticas perfeitamente integradas e eficientes – área onde a Bloq.it tem vindo a afirmar a sua liderança.
“Os cacifos e sistemas da Bloq.it são desenvolvidos para integrar-se facilmente com qualquer operador logístico, sendo escaláveis e personalizáveis para diferentes países, localizações e tipos de produtos. Esta flexibilidade permite responder à crescente procura por alternativas fiáveis e seguras à entrega ao domicílio, alinhando-se com as expectativas dos consumidores”, explica a empresa.
Para Ricardo Carvalho, co-fundador e CTO da Bloq.it, este investimento representa uma oportunidade para estimular um setor mais resiliente e competitivo. “Estamos a criar uma infraestrutura que qualquer pessoa pode implementar e, acima de tudo, confiar. É isto que realmente nos motiva e entusiasma: construir a camada invisível que sustenta e conecta todo o ecossistema de última milha”, acrescenta.
Desde a sua fundação em 2019, a empresa portuguesa tem-se posicionado como líder na indústria de cacifos inteligentes na Europa e uma das maiores na área de tecnologia em Portugal. Só no ano passado, a empresa conquistou o título de Scaleup TIC do ano pela Scaleup Portugal, foi destacada no ranking das melhores e maiores tecnológicas em Portugal pela Exame Informática e obteve o 2º lugar no ranking da Deloitte Technology Fast 50 Portugal.
“No início deste mês, a Bloq.it foi distinguida com o segundo lugar no ranking Deloitte Technology Fast 500™, que avalia as empresas tecnológicas privadas com crescimento mais rápido na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), consolidando assim o reconhecimento internacional da empresa, bem como a sua inovação e impacto a nível europeu”, destaca a empresa.
“Estes reconhecimentos refletem o empenho e a visão estratégica da equipa da Bloq.it, que continua a investir na expansão do negócio para novas cidades e no reforço das suas equipas em diversos mercados europeus”, acrescenta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com