[weglot_switcher]

Portuguesa Quadrante compra espanhola Meta Engineering

“Esta aquisição constitui um marco no sector, combinando e complementando as capacidades de ambas as empresas para formar um dos grupos de engenharia mais importantes da Península Ibérica”, indicam as empresas. Grupo será liderado pelo CEO da Quadrante, Nuno Costa.
19 Setembro 2024, 08h22

A portuguesa Quadrante comprou o grupo espanhol Meta Engineering, focado nas áreas de consultoria e engenharia, mobilidade sustentável e produção de energia renovável. O negócio, cujo valor não foi revelado, irá criar um dos maiores grupos de engenharia do bloco ibérico.

Em comunicado, a consultora portuguesa adianta que o negócio deverá ficar concluído no próximo mês de outubro. Aquisição da empresa espanhola vai permitir uma alavancagem à portuguesa, permitindo-a a expansão da sua presença internacional e “consolidar a sua capacidade técnica para assumir grandes projetos na Europa, Estados Unidos, África e América Latina”.

Com a compra da Meta Engineering, a Quadrante vai conseguir duplicar a sua atual dimensão, além de conseguir impulsionar o seu volume de negócio até perto dos 100 milhões de euros ainda este ano. No total, a Quadrante e a Meta Engineering possuem 1.100 colaboradores, que agora farão parte de um só grupo.

“Esta aquisição constitui um marco no sector, combinando e complementando as capacidades de ambas as empresas para formar um dos grupos de engenharia mais importantes da Península Ibérica”, lê-se no comunicado das empresas. A união fará com que o grupo fique com escritórios em Lisboa, Porto, Barcelona, São Paulo e Cidade do México.

Sabe-se que o atual CEO da Quadrante, Nuno Costa, vai liderar o grupo, composto por uma equipa de gestão formada por executivos das duas empresas. Já o CEO da Meta Engineering, Enric Font, será acionista do grupo, embora não seja conhecida a percentagem, e vai continuar a desempenhar funções executivas na espanhola.

Objetivo desta união num único grupo é assegurar “uma governação sólida, integrando a experiência e a visão dos executivos” de ambas as empresas.

Esta não é a primeira aquisição da Quadrante em 2024. A empresa de consultoria já tinha adquirido uma posição maioritária, na ordem dos 60%, no capital da 3Drivers.

A compra por parte da Quadrante foi assessorada pela Deloitte e Bird&Bird, enquanto a JB Capital Markets, KPMG e Cuatrecasas assessoraram a Meta Engineering. No início do ano, a Henko Partners entrou no capital da Quadrante para acelerar as aquisições, num negócio que se assiste agora, tendo ficado com uma participação de 49,5%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.