As startups foram duas das premiadas da última ‘UNWTO Tourism Startup Competition’. “Recebemos propostas de mais de 150 países e, nesta segunda edição, são de empresas emergentes mais maduras. De facto, 10% das empresas que se apresentaram faturaram mais de 500 mil euros em 2018 ”, disse o CEO da Globalia, Javier Hidalgo.
A Organização Mundial de Turismo (OMT), em parceria com o Turismo de Portugal e o grupo turístico Globalia, escolheu os oito vencedores da segunda edição do seu concurso internacional de startups (“Tourism Startup Competition”). Entre os galardoados estiveram as empresas portuguesas HiJiffy e Live Electric Tours.
O evento realizou-se no início desta semana, em Madrid, e contou com a presença do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, que deixou umas palavras à assistência: “Esta competição mostra quanto talento existe, em países grandes e pequenos. E embora as ideias possam ser muito diferentes, todas têm um objetivo em comum: tornar o turismo mais inteligente, melhor e garantir que ele contribua para o desenvolvimento sustentável”
Eis os premiados:
- Deep Tech – Klustera (México), que trabalha no campo da transformação digital e do comportamento humano
- Mobilidade Inteligente – Eccocar (Espanha), empresa que permite a gestão mais ecológico de veículos e frotas.
- Destinos Inteligentes – Visualfy (Espanha), que visa ajudar as pessoas com perda auditiva a ultrapassar dificuldades e aproveitar o tempo livre.
- Hotelaria disruptiva – Questo (Roménia), que ajuda a criar experiências únicas em destinos inspirados em filmes, livros ou lendas locais
- Desenvolvimento Rural – Like Local (Países Baixos), que liga turistas a comunidades locais de países em desenvolvimento, para oferecer experiências de viagem mais autênticas e pessoais
- Soluções Inovadoras – HiJiffy (Portugal), que centraliza, automatiza e mede todas as atividades de atendimento ao cliente do hotel
- Retiro do Inovador Social (IE Africa Center) – Enjoy Agriculture (Senegal), que vende experiências a turistas relacionadas com o agroturismo, e EBikes4Africa (Namíbia), que disponibiliza bicicletas elétricas para cidadãos e turistas locais.
- Reconhecimento Especial em Sustentabilidade – Live Electric Tours (Portugal), que tem passeios em veículos 100% elétricos.
“Recebemos propostas de mais de 150 países e, nesta segunda edição, são de empresas emergentes mais maduras. De facto, 10% das empresas que se apresentaram faturaram mais de 500 mil euros em 2018 ”, disse o CEO da Globalia, Javier Hidalgo.
Por sua vez, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, reforçou a ideia de que “a inovação é uma força importante para o crescimento e a sustentabilidade, fornecendo os ingredientes para um sucesso de longo prazo no setor de turismo”.