Portugueses concordam com acusações de André Ventura a ciganos

Numa sondagem realizado pela Aximage, a pedido do Correio da Manhã e Jornal de Negócios, a maioria dos inquiridos (de vários partidos políticos diferentes) disse concordar com as declarações do candidato do PSD a Loures sobre a alegada dependência da comunidade cigana a subsídios.

A maioria das pessoas concorda com as declarações do social-democrata André Ventura, que acusou a comunidade cigana de viver às expensas de subsídios do Estado. A conclusão é de uma sondagem, que inclui uma amostra de 597 eleitores, realizada pela Aximage, a pedido dos jornais Correio da Manhã e Jornal de Negócios.

A questão colocada pedia aos inquiridos que dissessem, com toda a sinceridade e independente de opções políticas, se concorda ou não com as palavras do candidato do PSD à Câmara de Loures, uma referência a um suposto favorecimento a ciganos na atribuição de habitações sociais e ocupação de espaços públicos, defendida por André Ventura numa entrevista .

A grande maioria dos inquiridos (67,8%) disse concordar, enquanto apenas um quarto (25,2%) reportou não concordar. Entre os restantes, 3,3% afirmou não ter opinião e 3,7% não concorda nem discorda.

A sondagem incluiu pessoas de todos os partidos, sendo a maior taxa de concordância encontra-se entre inquiridos com preferência pelo CDS-PP. Segue-se o PSD, depois abstencionistas e os terceiros são eleitores que votam votam em branco ou anulam o boletim.

Em quarto e quinto lugar aparecem os eleitores do PS e da CDU, respetivamente, enquanto a aprovação mais baixa está entre eleitores que escolhem o Bloco de Esquerda. De qualquer forma, em todos os universos políticos, a concordância fica acima de 50%, segundo os dados pedidos pelo CM e pelo Negócios.

Relacionadas

André Ventura alvo de insultos e ameaças

Em duas ações de pré-campanha, André Ventura, candidato do PSD à Câmara de Loures, foi insultado e ameaçado. A polícia “monitorizou” a situação, mas diz que não “oferecerá proteção especial” ao candidato.

André Ventura: “Repudio veementemente o apoio da extrema-direita”

Para o candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, a segurança é uma prioridade política. “Loures não pode ficar uma espécie de Texas da área metropolitana de Lisboa,“ alerta. Também promete criar 10 mil novos empregos e arrancar todos os parquímetros do concelho.

André Ventura acusa Cristas de “demagogia”

Assunção Cristas considera a ocupação ilegal de um terreno por cidadãos romenos como “o mais triste exemplo” de Lisboa. Ventura diz que foi acusado de xenofobia e racismo por denunciar situações semelhantes em Loures.

A política de André Ventura é “uma política que nós já conhecemos com Donald Trump e Marine Le Pen”

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Loures, Fabian Figueiredo, reagiu à polémica entrevista de André Ventura: “É um militante ativo de extrema-direita e não é de agora”.

André Ventura em nova polémica, agora com a comunidade islâmica

Depois da polémica com a comunidade cigana, André Ventura volta a estar na ribalta pelos piores motivos: há um ano atrás, defendia uma “redução drástica da presença islâmica na União Europeia”.

“Isso é racismo, isso é xenofobia”. Cristas explica corte com o PSD em Loures

Líder dos centristas falou pela primeira vez sobre a retirada do apoio do CDS-PP ao candidato do PSD a Loures. Garante que “jamais deixaria que o CDS pudesse ser associado a racismo”.
Recomendadas

Marcelo disponível para condecorar Arménio Carlos ou a CGTP

O Presidente da República manifestou-se disponível para condecorar o ex-secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, como propõe o primeiro-ministro.

PremiumMargarida Marques: “A última coisa que queremos é um conflito institucional”

Correlatora para o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 diz que o Parlamento Europeu não terá problemas em rejeitar proposta do Conselho Europeu, mas espera avanços após cimeira extraordinária.

CPLP pode vir a alargar-se a novos Estados

Armindo Brito Fernandes considerou como positiva a entrada de outros Estados como membros efetivos da organização, desde que cumpram os requisitos e obedeçam aos seus princípios.
Comentários