Os portugueses estão no top3 dos hóspedes que pior avaliam as estadias em alojamentos locais, de acordo com o balanço de um milhão de estadias analisadas pelo RentalReady, um software de gestão de propriedades da GuestReady.
Assim, os portugueses juntam-se aos espanhóis e italianos entre as nacionalidades que mais dificuldades apresentam em avaliar um alojamento local de forma positiva. Por outro lado, norte-americanos, britânicos e brasileiros são as nacionalidades que tendem a ser mais generosas nestas avaliações.
Nesta análise foram comparados os níveis de satisfação dos hóspedes em diversos parâmetros, desde a limpeza ao processo de check-in, passando pela localização ou a relação qualidade-preço.
Nos três casos das nacionalidades que frequentemente dão classificações mais baixas – espanhóis, italianos e portugueses – a limpeza e a relação qualidade-preço foram os aspetos que mais desapontam os hóspedes mais exigentes e que, por isso, merecem pontuações piores, explica a plataforma responsável pelo estudo.
No top 10 dos hóspedes que mais reservaram estadias no portfólio internacional do RentalReady, os espanhóis surgem como a nacionalidades que atribui piores avaliações, sendo os hóspedes que mais frequentemente avaliam experiências com 1 estrela (3%) e menos com 5 (48%).
Entre os países que atribuíram melhores avaliações, os fatores que mais valorizam e melhor classificam são o processo de check-in, a localização da propriedade, a comunicação e a coerência e transparência da informação.
Os portugueses, apesar de darem até mais avaliações de 5 estrelas, ocupam o último lugar no pódio dos hóspedes mais críticos nos seus comentários, seguindo muito próximos de italianos e dos espanhóis.
As distintas avaliações acabam por ser um reflexo de uma certa bagagem social e cultural de cada hóspede – e esses são dados valiosos. “Entender como as diferentes nacionalidades avaliam as suas experiências é crucial para a nossa indústria,”, explica Joe Siart, Managing Director do RentalReady. “Estes números mostram que, por exemplo, os hóspedes portugueses prestam muita atenção ao detalhe. E essa perceção permite aos nossos gestores de propriedades, que operam nos mercados preferidos pelos portugueses, trabalhem para responder às expectativas, podendo assim melhorar o serviço.”
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